28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
18/01/2017

Reunião com pescadores de Coari apresenta balanço da pesca no Amazonas em 2016

Foto: Divulgação

O evento foi presidido pelo presidente da Confederação Nacional dos Pescadores

A suspensão de mais de 17 mil licenças de pesca para pescadores do Amazonas foi um dos temas discutidos ontem (17), em Coari, durante a reunião dos trabalhadores do setor pesqueiro.


A reunião foi convocada pela Federação dos Pescadores do Amazonas (Fepesca) e teve a presença de mais de 1,5 mil trabalhadores da pesca, que também discutiram o atraso no pagamento do seguro defeso para milhares de pescadores amazonenses.


O evento foi presidido pelo presidente da Confederação Nacional dos Pescadores (CNPA), Walzenir Falcão, e teve a coordenação da Colônia de Pescadores de Coari (z-56), presidida pela pescadora Célia Ferreira de Souza.

 


A reunião também teve as presenças de representantes do ministério da Agricultura, Caixa Econômica, Universidade Federal do Amazonas e do programa Bolsa Família.


A primeira reunião do ano serviu para o presidente da CNPA fazer um balanço da pesca no Amazonas em 2016. Walzenir Falcão lembrou das lutas em defesa dos pescadores, principalmente quanto à liberação do seguro defeso para pescadores que estavam com as licenças suspensas.


“Em 2016, o Governo Federal diminuiu o prazo para os pescadores realizarem o recadastramento junto à secretaria nacional da Pesca”, explica Walzenir. “Muitos pescadores foram pegos de surpresa e perderam o prazo, por isso tiveram as licenças suspensas”, acrescenta.


O prazo que antes era de 60 dias, foi reduzido para 30 dias, o que dificultou o recadastramento de pescadores, principalmente no Amazonas, onde os pontos de atendimento ficam distantes das comunidades onde moram os pescadores.

 

Fotos: Divulgação


Walzenir Falcão ressaltou que o problema já foi resolvido junto ao Governo Federal, permitindo que os pescadores com licenças suspensas voltassem a receber o seguro defeso.


Na reunião também foram apresentadas propostas de alteração e atualização estatutária da Colônia dos Pescadores e da Fepesca.


A presidente da Colônia de Pescadores de Coari, Célia de Souza, disse que o município é um dos grandes produtores de pescado do Amazonas. A atividade é responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos, contribuindo para Coari vencer a crise econômica que afeta vários municípios amazonenses.


“O setor pesqueiro tem grande importância para Coari, pois gera empregos e renda para milhares de famílias. É fundamental mantermos o setor organizado e com os direitos dos pescadores respeitados”, completou Célia.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.