18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
15/07/2018

Reunião de câmara técnica discute uso turístico da RDS do Tupé pelos indígenas

Foto: Divulgação

A resolução tem por objetivo regulamentar o turismo indígena tomando como base experiências colocadas em prática em unidades de conservação estaduais

 

A criação de um regulamento de uso público do território da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, pelos indígenas, foi discutida nesta sexta-feira, 13/7, por representantes do Conselho Deliberativo, que integram a Câmara Técnica de Turismo, da RDS.

 

A resolução deverá conter as regras de receptivo turístico a serem seguidas pelos grupos indígenas que existem na reserva, a exemplo dos Tatuio e Dessana, que possuem malocas instaladas na comunidade São João do Tupé e oferecem o serviço turístico conhecido como rituais indígenas. A minuta do documento já está sendo preparada para ser aprovada no âmbito do Conselho Deliberativo da RDS.

 

 

A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), órgão da Prefeitura de Manaus, responsável pela gestão da reserva.

 

A câmara técnica é formada por representantes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fundação Municipal de Cultura Turismo e Eventos (Manauscult), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e representantes dos núcleos indígenas.

 

 

O objetivo da resolução, de acordo com o diretor de Áreas Protegidas da Semmas, Márcio Bentes, é regulamentar o turismo indígena tomando como base experiências colocadas em prática em unidades de conservação estaduais, que têm esse tipo de uso.

 

 

"A ideia é que se estipule as regras de acesso à reserva pelos prestadores de serviços do turismo, sejam empresas ou pessoas físicas, regulamentando a entrada na reserva", afirmou Bentes. Um dos requisitos exigidos é a garantia de acesso a meia-entrada para os grupos especiais (idosos e estudantes) nos rituais, entre outros. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.