29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
06/06/2017

Risco de explosão: falar ao celular enquanto ele carrega é perigoso?

Foto: Reprodução

Será que o risco existe para todos os aparelhos?

Você já deve ter ouvido diversas histórias sobre celulares explodindo nas mais variadas situações, principalmente depois do lançamento do Galaxy Note 7, que se tornou o terror dos aeroportos e aviões.

 

Mas será que o risco existe para todos os aparelhos? Na verdade, o problema não está no smartphone em si, mas na bateria.

 

Veja também

Ficar sentado por mais de 3 horas por dia foi associado a 433 mil mortes anuais


Quando um aparelho celular está ligado na tomada, a bateria eleva a temperatura automaticamente, então todo cuidado é pouco para evitar esse superaquecimento, o que pode levar à explosão.

 

O ideal, portanto, é optar por não usar o celular ou atender ligações se o aparelho estiver sob condições de calor extremo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Como evitar

 

Foto: Reprodução


Os riscos são ainda maiores quando os carregadores usados não são oficiais da marca do aparelho ou não são homologados pela Anatel. A vistoria feita pelo órgão serve justamente para manter a qualidade dos produtos e o bem estar do usuário final.


Mas o superaquecimento não dá a certeza da explosão. A possibilidade existe, mas os dados ainda são mínimos, comparados com o número de smartphones existentes.

 

Ele ainda sugere que os celulares não sejam deixados dentro de carros fechados em dia de sol ou no painel, para não aumentar os riscos do acidente acontecer.


Fatores como furos, partes amassadas ou qualquer outro dano sofrido pelo aparelho e pela bateria também favorecem o ambiente para a explosão.

 

Caso o acidente aconteça, seja pelas condições acima ou não, não deixe de procurar o fabricante para exigir os seus direitos.

 

Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.