Notícias

Compartilhar Imprimir

Mulher

12/01/2019

Risco pouco conhecido da cesárea pode afetar a gestação seguinte de forma grave

Compartilhar:

Foto: Reprodução

A gravidez implantada na cicatriz de cesárea aumenta significativamente os riscos de complicações na gestação

Nas últimas décadas vem se tornando mais recorrente o número de casos de um quadro ainda raro conhecido como gravidez em cicatriz de cesariana.

 

Essa grave condição ainda possui pouca bibliografia médica, mas é entendida como a implantação do saco gestacional na região da cicatriz de uma cesária anterior.

 

Veja também 

Coceira intensa no final da gravidez pode ser sinal de doença rara e grave

 

Gravidez implantada na cicatriz de cesárea

 

 

 

Quando acontece?


A incidência de uma gravidez implantada na cicatriz de cesárea não parece estar relacionada com o número de cesáreas realizadas anteriormente, mas sim à realização de cesariana eletiva ou no primeiro estágio do trabalho de parto - o que aumenta o risco da incidência do quadro.


Como pode afetar a gestação

 


A gravidez implantada na cicatriz de cesárea aumenta significativamente os riscos de complicações na gestação. Se a gravidez, nessas condições, for levada adiante, há altos riscos da gestante passar por uma ruptura uterina ou choque hipovolémico.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Tratamento

 


Fotos: Reprodução

 

 

Não existem manuais publicados nem consensos em relação ao tratamento desse quadro, mas está indicada formalmente a interrupção de gravidez logo que o diagnóstico é assumido.

 

O desejo de manutenção da fertilidade, a idade gestacional e a estabilidade hemodinâmica são aspectos a se considerar na decisão do tratamento.


Vix.com

 

Deixe seu comentário

Nome:

Mensagem:

publicidade

Copyright © 2013 - 2018. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.