28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
10/01/2018

Ritmo de inspiração africana ajuda a queimar 600 calorias em uma só aula

Foto: Luis Nova / Esp. CB / D.A. Press

Dança convida à liberdade, empodera, traz benefícios cardiorrespiratórios e, além de tudo, é divertida

Estilo de dança africana que ficou mais conhecido nos Estados Unidos, o twerk se assemelha ao funk. Os movimentos se concentram na região dos quadris, dos glúteos e em posições de agachamento.

 

O ritmo começou a ganhar fama em 2013, após a atriz e cantora norte-americana Miley Cyrus lançar o videoclipe da música We Can’t Stop. Milhares de pessoas a viram dançar e começaram a se interessar pelo novo ritmo.


Com duração de 50 minutos, a aula de twerk tem o poder de queimar 600 calorias. A classificação indicativa é a partir dos 18 anos. Qualquer pessoa que conseguir desempenhar os movimentos dos quadris e glúteos pode participar.


Veja também

Aprenda a combater o estresse e saiba como pequenas atitudes diárias podem ajudar a prevenir doenças cardiovasculares

 

“Já dei aulas para mulheres de 65 anos e elas se adaptam. Adoram as aulas”, conta a professora Verônica Zanardes, que há três anos ensina a nova dança.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


As vantagens não se limitam à queima de gordura. Além de melhorar o condicionamento físico, as mulheres que praticam essa modalidade tornam-se mais seguras de si, confiantes e charmosas. “Minhas alunas relatam que passaram a se enxergar como mulher na sociedade, a ter o respeito com o próprio corpo, com suas escolhas, e aprenderam a explorar o lado sensual”, explica Verônica.


As aulas começam com uma roda de conversa sobre sentimentos, sensualidade da dança, corpo feminino. Logo depois é feito um breve silêncio, com o foco na concentração e na respiração, para que o corpo fique relaxado e pronto para entrar no ritmo. É a preparação para os movimentos precisos do twerk. O objetivo, segundo Verônica, “é deixar as alunas bem à vontade para se divertirem e explorarem todos esses assuntos na prática”.


Em seguida, o aquecimento toma conta do espaço. Músicas atuais e divertidas são parte do repertório do alongamento. Depois, vem a técnica do twerk acompanhada de coreografias, que concentram os movimentos nos glúteos e quadris. Ao final, volta a técnica de respiração, para que as alunas sintam a experiência da aula.


A estudante Natália Gomes, 22 anos, pratica há quase um mês e já percebe diferenças. “Meu condicionamento físico ficou melhor, e sinto-me mais empoderada com essa modalidade. A força, a feminilidade e a sensualidade usadas nos movimentos nos ensinam a sermos nós mesmas”, diz Natália. “Hoje, tenho consciência e sintonia com meu corpo e vejo que a confiança nos torna mais fortes e capacitadas para tomarmos decisões, em qualquer âmbito de nossas vidas.”


Convívio em grupo


Pós-doutora em dança, Alice Medina afirma que o ritmo proporciona benefícios cardiorrespiratórios, fisiológicos e anatômicos. As vantagens vão além. O twerk promove bem-estar e satisfação, devido ao ambiente descontraído e alegre em que as aulas acontecem, e fortalece as relações sociais, com o convívio em grupo. A dança, segundo a especialista, permite ao dançarino demonstrar suas emoções. É uma atividade física que traz benefícios sociais, culturais e autonomia sobre o próprio corpo.

 


Foto: Luis Nova / Esp. CB / D.A. Press


Para Deborah Von, 25 anos, socióloga e professora de dança do ventre, a dança é sinônimo de superação, diversão e sensualidade. Praticante do twerk há 8 meses, ela reconhece que o ritmo tonifica e fortalece os membros inferiores. “A dança me empodera. Perdi o medo de ser julgada pelo meu jeito. Sou livre e não me importo se, para alguns, sou ousada demais. Hoje sou mais segura e madura.”


Deborah sempre recomenda o twerk quando lhe pedem uma opinião sobre dança. “Indico para todos, independentemente de idade, forma física, orientação sexual. Dançar é fenomenal. A dança faz bem fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. O twerk, especificamente, empodera e deixa as pessoas mais confiantes”, assegura.


Especialista em treinamento e reabilitação funcional, a fisioterapeuta Giovanna Razzolini alerta sobre os cuidados que a dança exige. O twerk possui muitos movimentos nas regiões lombar, pélvica e principalmente nos quadris. O ideal, segundo ela, é que se inicie sempre com movimentos menores e mais lentos, preparando o corpo para as atividades mais intensas.


Vantagens de sobra


Autoconfiança;


Condicionamento físico e cardiorrespiratório;


Alongamento;


Definição muscular;


Fortalecimento dos músculos;


Flexibilidade;


Coordenação motora;


Empoderamento.


A expressão twerk começou a ganhar espaço nos anos 1990, com aparições nas letras do rap e hip-hop americanos. O termo significava a dança sexy e provocante que as strippers faziam em troca de gorjetas - ou seja, um truque (trick) das dançarinas no trabalho (work).

 

A cantora Beyoncé chegou a citá-la na letra da música Check On It, mas o sucesso aconteceu mesmo a partir de Miley Cyrus.

 

Uai

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.