28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
10/09/2017

Só faltava essa: ser valentão pode ser bom para a saúde, diz estudo

Foto: Reprodução

Os pesquisadores descobriram que os “bullies puros”

Hoje em dia é bastante comum lermos notícias sobre o famoso “bullying” e suas consequências sobre as pessoas que são vítimas desse tipo de violência. No entanto, de acordo com o The Verge, um grupo de pesquisadores decidiu conferir quais são os efeitos desse comportamento nos “bullies”, ou seja, nos indivíduos valentões que aterrorizam os demais.

 

Segundo a publicação, um estudo apresentado em um importante periódico científico demonstrou que ser valentão — especialmente para os que jamais foram vítimas de bullying — efetivamente pode trazer benefícios para a saúde quando comparado a pessoas que nunca se envolveram com esse tipo de comportamento.

 

Veja também

Você quase morre de sono no início da tarde? Este pode ser o motivo!

 

Valentões puros

 

 

Os pesquisadores descobriram que os “bullies puros” — ou seja, os valentões que nunca sofreram bullying — apresentam níveis mais baixos de uma proteína chamada c-reativa, que indica a ocorrência de processos inflamatórios. Essa característica, conforme explicaram os cientistas envolvidos no estudo, pode significar uma redução no risco do desenvolvimento de condições como síndromes metabólicas e problemas cardiovasculares.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

No estudo, os pesquisadores acompanharam mil crianças da região da Carolina do Norte durante um período de sete anos. No decorrer desse tempo, os participantes tiveram amostras de sangue coletadas e foram entrevistados, respondendo a perguntas como, por exemplo, se haviam sofrido bullyig nos últimos três meses. Esse acompanhamento permitiu que os cientistas analisassem as alterações nos níveis da proteína c-reativa.


Segundo os cientistas, outro resultado interessante foi que o organismo dos participantes que faziam e sofriam bullying não demonstrou qualquer efeito inflamatório positivo ou negativo, apresentando o mesmo resultado de pessoas que não se envolveram com esse tipo de comportamento. Em outras palavras, as ações mistas — de ser bully e vítima — parecem neutralizar os efeitos bons ou ruins sobre a saúde.

 

Estresse

 

Fotos: Reprodução

 

Os pesquisadores ainda não descobriram o que exatamente provoca essa alteração nos níveis da proteína c-reativa, mas suspeitam que o estresse provocado por situações de bullying e maus-tratos pode afetar a forma como o corpo reage ao estresse em longo prazo. Isso porque essas experiências violentas podem liberar doses de cortisol — um hormônio associado à resposta ao estresse — cedo demais e com muita frequência durante a infância.

 

Como resultado, o sistema de resposta do organismo às situações de estresse se tornaria desregulado, deixado o corpo mais vulnerável às inflamações. Porém, os “bullies puros” não experimentam — ou sofrem com — esse tipo de estresse. Pelo contrário: os pesquisadores apontaram que os valentões desfrutam de um aumento no status social.

 

Os cientistas fizeram questão de deixar bem claro que ter níveis altos da proteína c-reativa não indica necessariamente más condições de saúde, senão que esse fator deve ser compreendido como um sinalizador de possíveis problemas no futuro. Além disso, com o estudo, os pesquisadores não estão sugerindo que as crianças devam começar a aterrorizar as outras.

 

Afinal, existem muitas outras formas de fortalecer o organismo contra a ocorrência de processos inflamatórios, como a prática de esportes, participação em atividades sociais e fazer parte de clubes, por exemplo.

 

Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.