28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
25/02/2019

Saiba quem tem prioridade na restituição do Imposto de Renda, se declarar no prazo e sem erros

Foto: Reprodução

Receita Federal. O programa estará disponível hoje, mas só é possível entregar declaração depois de 7 de março

A Receita Federal liberou, nesta segunda-feira, dia 25, o programa para fazer a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2019 — que só começará a ser entregue de 7 de março — e já tem gente pensando na restituição.

 

Para quem prestar contas ao Leão dentro do prazo (até 30 de abril), sem erros ou inconsistências, a devolução deverá sair logo nos primeiros lotes. Quanto antes enviar a prestação de contas, melhor.


Veja também

Reforma da Previdência: mudanças vão atingir mais de 100 milhões de brasileiros

 

A prioridade, porém, continuará sendo de idosos a partir de 60 anos, pessoas com doença grave ou deficiência física ou mental — ou que tenham dependente nessas condições — e contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Esse último grupo foi incorporado ao rol de prioridades em 2018.


A prioridade no pagamento das restituições é estabelecida em lei, e esses contrbuintes devem começar a receber as devoluções em junho, caso não tenham caído na malha fina da Receita.


O professor que se encaixa na descrição de prioridade deve marcar, em sua declaração de IR, que sua fonte pagadora é um estabelecimento de ensino. Quem tem um dependente com doença grave ou deficiência física ou mental também precisa ter o cuidado de assinalar a condição.


O calendário de pagamentos em lotes da Receita Federal vai de junho até dezembro de cada ano. A restituição sempre vem corrigida pela variação da taxa básica de juros, a Selic, do período correspondente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Segundo o auditor-fiscal Leônidas Quaresma, quem atende a um dos crit[erios para a prioridade, mesmo se cair na malha fina, volta a encabeçar a ordem de restituição assim que suas pendências são resolvidas.

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.