24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
21/02/2017

Sargento Bentes Papinha vai ao Assentamento Tarumã Mirim ouvir reivindicações de moradores

Foto: Divulgação

Vereador Sargento Bentes Papinha (de camisa azul) visitou assentamento e ouviu reivindicações de moradores

O vereador Sargento Bentes Papinha (PR), presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural (Comagri), esteve, na última sexta-feira (17), na comunidade Nova Esperança, no assentamento Tarumã Mirim, localizado na área rural do município de Manaus, entre as bacias do Tarumã Mirim e do Tarumã Açu, aproximadamente 20 quilômetros do núcleo urbano, atendendo ao convite da Associação de Moradores da comunidade para ouvir suas reivindicações.

 

Foram relatados problemas de erosão constantes, queda de energia elétrica, precariedade de transporte, falta de segurança e ausência de uma linha de crédito para fomentar atividades da agricultura familiar.

 

Segundo o presidente da Associação de Moradores, sargento Dário Duarte, que estava acompanhado do pastor Ribamar, da Igreja Evangélica Holiness, a forte erosão preocupa os moradores da comunidade.

 

Erosão avança e pode isolar comunidade (Foto: Divulgação)

 

“Estamos vendo nosso sonho de anos sendo engolido pela erosão.Caso não se tomem providências urgentes, tudo será levado. A cada chuva essa erosão cresce e nos tira o sono, pois podemos perder nossas casas, escola, igreja e plantações. Não temos segurança, canoas e embarcações com motores de rabeta já foram roubadas aqui. Pedimos ajuda também para consertar as estradas dos ramais e vicinais que estão quase intransitáveis devido à buraqueira, impedindo nosso transporte e nos fazendo andar por quilômetros. Pedimos ao vereador que nos ajude a resolver os problemas da comunidade”, disse Dário Duarte.

 

Outra grande preocupação foi relatada pelo diretor Paulo Bindá, da Escola Professor Paulo Cesar Nonato, pertencente à rede municipal de ensino, onde estudam 152 alunos com idade entre 4 e 17 anos e que faz parte da unidade Jefferson Péres.

 

“Trabalhamos sob o regime das águas obedecendo à cheia e à seca do rio. Não podemos perder tempo e temos queda de energia diária na escola, que é abastecida pelo programa federal ‘Luz para Todos’. Temos que desligar o sistema de ar refrigerado, cautela ao utilizar os computadores e suspender os trabalhos quando a interrupção é geral. Isso prejudica o andamento das aulas, das pesquisas e o conforto de nossos alunos, fora a erosão que vem se aproximando da escola. Esperamos que o vereador Sargento Bentes nos ajude, pois somos uma comunidade unida. Escola e comunidade vão estar sempre juntas”, declarou o diretor.

 

A agricultora Rosana Silva, que reside e trabalha no ramal do Igarapé Açu, reclamou do preço e condições precárias do transporte para a cidade. "Pagamos um absurdo de R$ 15 pela passagem, sem nenhum conforto para a feira do produtor, e a Mimosa (nome dado ao ônibus que faz o transporte de moradores da comunidade) ainda nos deixa a mais de três quilômetros de casa por causa das péssimas condições da pista. Isso é humilhante e pedimos sua ajuda, vereador Bentes, pois andar todo esse percurso carregando peso e criança chega a ser desumano”, queixou-se

 

O vereador Sargento Bentes, que preside a Comissão de Agricultura e Política Rural da Câmara Municipal, também ouviu os agricultores da Cooperativa Agrícola da Paz, assentamento realizado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.