29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
14/12/2017

Seduc e Semed lançam oficialmente o calendário de matrículas para o ano letivo de 2018

Foto: Divulgação

Serão oferecidas 137.128 novas vagas na rede estadual de ensino e 47.636 vagas na rede municipal

O Governo do Estado do Amazonas e a Prefeitura Municipal de Manaus lançaram oficialmente, nesta quinta-feira (14/12), o Calendário de Matrículas para o ano de 2018 das escolas da rede pública do Estado. Serão oferecidas 137.128 novas vagas na rede estadual de ensino e 47.636 vagas na rede municipal.

 

O lançamento do calendário aconteceu no hall de galerias da sede da Sedu, no Japiim 2, Zona Sul de Manaus.


O evento teve a participação do secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, Lourenço Braga; da secretária Municipal de Educação, Kátia Helena Schweickardt; do presidente do Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), Fábio Naveca; e do Dr. Mário Barros, representando o prefeito de Manaus durante a coletiva de imprensa, na qual foram detalhados todos os trâmites para o aluno que desejar ingressar na rede estadual e municipal de ensino em 2018.


Veja também

Seduc divulga a lista dos selecionados no Processo Seletivo para as Escolas Estaduais de Tempo Integral


O titular da Seduc, professor Lourenço Braga, explica que os alunos são muito significativos para a escola. “Convoco todos os servidores da educação a fazerem comigo uma educação diferente. Uma educação realmente voltada para o que interessa: para o pedagógico”, enfatizou o secretário, ao reforçar que os pais dos alunos não precisam dormir na frente das escolas para conseguir uma vaga para o filho, pois todo o atendimento pode ser feito pela Internet, de casa, ou até mesmo pelo aparelho celular.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Aplicativo


O aplicativo Matrículas Amazonas, desenvolvido pela Prodam, está disponível para os sistemas Android e iOS, é uma ferramenta na qual o estudante ou o responsável legal pode realizar a reserva da vaga. Basta acessá-lo, fazer o cadastro e selecionar a escola. Após a confirmação, o responsável deve ir à escola levando a documentação do aluno para confirmar a vaga. Outra opção é por meio do site: www.matriculas.am.gov.br, na qual segue o mesmo procedimento. O atendimento presencial acontece no período de 8 a 10 de janeiro, em qualquer escola da rede estadual.


Matrículas 2018

 

 

De acordo com o presidente da Prodam, Fábio Naveca, o apoio tecnológico é fundamental em todas as áreas. “A Prodam já vem trabalhando com a rede pública de ensino há bastante tempo.

 

O processo de matrículas obedece a etapas. Aquilo que o pai ou responsável do aluno teria que ficar na fila de madrugada é feito pelo aplicativo, em casa, no trajeto para o trabalho, enfim, de maneira prática. Não precisa mais esperar nas filas”, enfatiza Fábio.


A secretária Municipal de Educação, Kátia Schweickardt, expressou o sentimento de alegria pela ampliação das vagas nas escolas. “O ano de 2018 é um ano que promete, e estamos preparados para atender a educação básica em Manaus”, disse a secretária.


Rematrícula


O calendário terá início com o período de Rematrícula dos alunos da Rede, que vai alcançar todos os ensinos, anos e séries, no período de 18 a 29 de dezembro de 2017, na própria escola onde o aluno concluiu o ano letivo de 2017.

 

Fotos: Divulgação


Para os alunos que cursaram um ensino/fase e a escola não oferece continuidade de ensino para 2018, acontece, nos dias 2 e 3 de janeiro a Transferência por Reordenamento, realizada pela própria escola.


Os alunos de escola sem continuidade de ensino são: alunos do 2º período da educação infantil cuja escola não oferece o 1º ano do Ensino Fundamental; alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na qual a escola não oferece 6º ano; e, ainda, o concluinte do 9º ano do Ensino Fundamental cuja escola não oferece 1ª série do Ensino Médio.


A confirmação da matrícula por reordenamento deve ser feita pelo responsável do aluno, nos dias 4 e 5 de janeiro de 2018, na escola para onde o aluno foi reordenado.


Transferência na rede estadual


Para os pais ou responsáveis que desejam realizar a Transferência dos alunos da Rede Estadual, de todos os ensinos, anos e séries, o atendimento será a partir das 00h01 do dia 06 de janeiro, às 23h59 do dia 10 de janeiro, pelo site www.matriculas.am.gov.br e pelo aplicativo Matrículas Amazonas. Lembrando que atendimento presencial será no período de 08 a 10 de janeiro em qualquer escola da rede estadual.


Aluno com deficiência


Para o aluno da rede estadual com deficiência e os novos alunos, de todos os ensinos, anos e séries, o atendimento será, preferencialmente, pelo site e o aplicativo nos dias 11 e 12 de janeiro. Mas também poderá ser presencial em qualquer escola das redes estadual e municipal.


Aluno novo de outras redes

 

O atendimento ao Novo Aluno, que não é da rede Estadual em 2017, será realizado pelo site ou pelo aplicativo das 00h01 às 23h59 no período de 13 a 18 de janeiro de 2018.

 

O atendimento presencial será no período de 15 a 18 de janeiro nas escolas estaduais. Os novos alunos devem realizar o cadastro através do site www.matriculas.am.gov.br e do aplicativo da matrícula.


Retardatários


Para quem perder os prazos do calendário das matriculas 2018 haverá atendimento a partir do dia 19 de janeiro. O calendário do ano letivo para 2018 está previsto para dar início no dia 15 de fevereiro de 2018.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.