19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
19/07/2017

Seduc promove palestras sobre a tuberculose para alunos da rede estadual de ensino

Foto: Aida Fernandes / Seduc

A atividade é uma parceria da Secretaria de Estado deEducação e Qualidade do Ensino (SEDUC), e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS)

A 1º Exposição da Tuberculose nas escolas estaduais do Amazonas,com o tema: “Tuberculose no Contexto Escolar”, começou na terça-feira e segue durante toda semana no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Gilberto Mestrinho, no bairro Educandos, Zona Sul.

 

A atividade é uma parceria da Secretaria de Estado deEducação e Qualidade do Ensino (SEDUC), e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS).

 

Veja também


MEC poderá pedir empréstimo ao Bird para reforma do ensino médio


A palestra foi prestigiada por coordenadores, gestores e alunos da Coordenadoria Distrital de Educação 2 (CDE2), com cinco palestrantes que falaram de prevenção, tratamento, abrangência da doença no Estado e no Brasil como um todo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Após as palestras, os alunos, professores e coordenadores também puderam participar de jogos lúdicos sobre os sintomas da tuberculose, além de receber mais informações sobre os sintomas e a prevenção da doença, além de poder observar no microscópio o bacilo causador da tuberculose.

 

Vanessa Monteiro Seixas, 16, Aluna do 9º ano do Ensino Fundamental, disse que atividade

lhe ajudou a entender a Tuberculose (Foto: Aida Fernandes / Seduc)

 

O principal objetivo da mostra é instrumentalizar representantes da área da educação para a continuidade das atividades de prevenção à tuberculose na escola, como uma capacitação que passe de coordenador para diretor e professor, do aluno para família, criando assim uma rede de informação que gera prevenção e alerta para os sintomas.

 

Amazonas está 1º lugar ranking com maior número de casos com incidência da doença no Brasil

 

 

O Amazonas é o município que tem o maior número de incidência da doença, ano passado foram registrados 67,2 casos de tuberculose a cada 100 mil habitantes.

 

O número dobra comparado a média nacional de 32,4 casos para o mesmo número de habitantes.

 

Estes números e a incidência desses casos coloca o Amazonas pela quarta vez seguida em 1º lugar ranking das unidades da federação com maior número de casos com incidência no Brasil segundo dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS).

 

Tuberculose

 

Tuberculose é uma inflamação no pulmão, provocada por

uma bactéria  (Fotos: Reprodução)


A tuberculose é uma doença causada por bactéria que ataca principalmente os pulmões, mas pode também ocorrer em outras partes do corpo, tais como ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões).


A coordenadora do Programa de Educação e Saúde na Escola, Delta Aparecida de Castro Segadilha, que responde pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC), por meio do Gerencia de projetos e programas de atendimento ao Escolar (Geppae), falou sobre a importância e os benefícios das parcerias da secretaria de educação.

 

Delta Aparecida, coordenadora do Programa de Educação e Saúde na Escola,

declarou que a secretaria ganha com a ação nas escolas,

pois a doença interfere no ensino e aprendizagem

 

“A secretaria tem muito a ganhar com essas ações, porque essa doença interfere negativamente no processo de ensino e aprendizagem, queremos boas notas nas avaliações internas, para isso eu preciso do aluno sadio, para que ele se desenvolva satisfatoriamente nesse processo.

 

Outra coisa que queremos é diminuir a evasão escolar, diminuir a infrequência e principalmente melhorar a qualidade de vida desse aluno, porque a doença afasta o aluno da escola por dois, três meses, e em alguns casos ele nem volta, com vergonha do preconceito da doença que ainda é muito grande”, disse a coordenadora.

 

Exposição da tuberculose nas escolas (Fotos: Aida Fernandes / Seduc)


A palestra sobre o diagnóstico e tratamento da Tuberculose no adulto e criança foi ministrada pela diretora da Policlínica Cardoso Fontes e pela representante do Comitê Estadual de tuberculose, doutora Irineide Antunes.

 

“Educação e saúde têm que ser compartilhada coma a Secretaria de Educação, tanto estadual como municipal. O processo educativo é um processo lento e se nós começarmos na escola e a criança desde pequena aprender o que é a tuberculose, ela vai crescer e vai passar o conhecimento.

 

 

Assim vamos conseguir a socialização da tuberculose para que as pessoas todas saibam como é a doença e como prevenir”, frisou a doutora.


A palestra sobre a “Importância do tratamento de tuberculose e medidas para controle” foi ministrada pela doutora Marlucia Garrido, da FVS-AM.

 

Ela ressaltou sobre a prevenção da doença e a importância da parceria com a SEDUC para o combate à prevenção da doença.

 

“A SEDUC permite a expansão da informação por todo o Estado por meio de videoconferências e isso tem permitido atualizar as informações do diagnóstico e o tratamento da doença.

 

Nós estamos tentando chegar mais pertos dos professores que são os disseminadores da informação, e dos alunos que são os melhores multiplicadores desse contexto. A tuberculose é um grave problema no Amazonas e a informação ajuda na cura da doença”, enfatizou Marlucia.

 


Tuberculose é uma das doenças que mais matou no

Amazonas, diz FVS (Fotos: Reprodução)


Alguns alunos assistiram atentos à palestra, mas como todo aluno curioso, aproveitaram para ver bem de perto, pelo microscópio, o bacilo causador da tuberculose.

 

A aluna Vanessa Monteiro Seixas, 16, do 9º ano do Ensino Fundamental falou que a atividade serviu para que ela aprendesse um pouco mais sobre o processo evolutivo da doença. “Eu conhecia, mas não sabia muita coisa, que acabei descobrindo hoje”, disse Vanessa.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.