23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
25/05/2017

Semed realiza avaliação de resultados do 1º bimestre das escolas municipais

Foto: Lton Santos / Semed

A análise dos resultados é feita por assessores de gestão da Semed, que apresentam aos diretores e professores os resultados alcançados pelos alunos no primeiro bimestre com a primeira Avaliação de Desempenho do Estudante

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início, na quarta-feira, 24/5, a avaliação do Relatório de Análise de Desvio de Metas (Radm) do desempenho escolar do 1º bimestre de 2017, de mais de 170 mil alunos, do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino de Manaus.

 

A avaliação dos resultados, realizada pela equipe de Gestão Integrada da Educação (Gide), da Semed, segue até o dia 30 em 342 unidades da rede.

 

Veja também

Seduc convoca aprovados em PSS para o Sistema Penitenciário e Capital


A análise dos resultados é feita por assessores de gestão da Semed, que apresentam aos diretores e professores os resultados alcançados pelos alunos no primeiro bimestre com a primeira Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), que aconteceu em abril, em 358 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), com um total de 69.286 alunos da rede avaliados.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

 


Participaram das avaliações, estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º ano do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA/3ª e 4ª fases) e do Projeto Itinerante (7º e 9º anos).

 

De acordo com a coordenadora geral da Gide, Musa Varela Rosas, cada escola tem uma meta a cumprir determinada pela Semed, sendo construída em vista dos resultados que a unidade de ensino teve no ano passado.


Ela explica como o trabalho, que será realizado em conjunto com a escola, assessoria pedagógica da Divisão Distrital Zonal e a Gide, é desenvolvido.

 

Fotos: Lton Santos / Semed

 

“A cada bimestre, cada escola da rede de ensino fundamental faz uma analise a partir dos seus resultados da taxa de aprovação, cumprimento do currículo, monitoria preventiva, status dos planos das ações que foram implementadas ou não. Nessas analises de resultados, eles verificam se bateram as metas, onde cada escola tem suas metas estabelecidas”, explicou.


A assessora da Gide, Gleide Magalhães Rodrigues, que atua no assessoramento de algumas escolas municipais da zona Sul, disse que o trabalho é feito através de estudos, das analises, da coleta de resultados da escola produzidos durante o bimestre.

 

“É um momento que nós sentamos, apresentamos os resultados das escolas e, juntos tentamos identificar os desvios de metas e depois elaborar um plano de ação”, concluiu.


Avaliação


A Escola Municipal Hahnemann Barcelar, localizada no Parque das Nações, em Flores, Zona Sul de Manaus, conta com 542 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e é uma das unidades que participa do período de avaliação.

 

Segundo a diretora Roseane Poinho de Oliveira, a escola alcançou no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 6,7, nos anos iniciais, acima da média que é 5,9 de 2021. Para educadora, essa análise é fundamental para a continuidade e melhoria do trabalho.


“A assessora da Gide trabalha justamente os pontos positivos e negativos, para que a escola realmente não perca a meta de aprendizagem das crianças. Vejo que a nossa teve o 3º ano um percentual bom de 67%. Já os alunos do 5º ano 56,34%. Dentro dos erros vamos agora traçar ações para que possamos crescer na aprendizagem”, disse.


A professora Tania Maria Garcia, da Escola Municipal Escritora Nísia Floresta, localizada na comunidade Santa Cruz, bairro Flores, Zona Sul, disse que esse período será fundamental para verificar o processo de aprendizagem dos 217 alunos, do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.


“Os resultados foram favoráveis, são positivos, mas claro nós temos que melhorar alguns aspectos. Nós só trabalhamos o primeiro bimestre e as expectativas são boas, pois trabalhamos diariamente com as crianças as questões dos descritores e trazendo sempre atividades e motivando para alcançar nossos objetivos”, comentou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.