24 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
24/04/2017

Seminário apresenta investimentos e resultados de empresas apoiadas pela Fapeam

Foto: Érico Xavier / FAPEAM

Ao todo 51 empresas foram contempladas nos programas Tecnova/AM e Pappe Integração, com investimentos de mais de R$ 14 milhões para alavancar o cenário de empreendedorismo e inovação no Amazonas

Os resultados de projetos desenvolvidos pelas empresas apoiadas pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com a Agência Brasileira de Inovação (Finep) serão apresentados durante o Seminário de Avaliação dos Projetos de Inovação.

 

O evento acontece nos dias 26 e 27 de abril, a partir das 8 horas, no Hotel Cesar Business, localizado na Avenida Darcy Vargas, bairro Chapada, na Zona Centro-Sul de Manaus.

 

Veja também 

Setrab entrega Carteiras de Artesãos e de Trabalhadores Manuais


No total, 51 empresas foram contempladas no Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Empresa de Pequeno Porte (Tecnova/AM), edital № 025/2013, e no Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade Subvenção Econômica a Micro Empresas de Pequeno Porte (Pappe Integração), edital № 003/2011.

 


Os programas promovem o desenvolvimento econômico e incremento da competividade de micro e pequenas empresas no Estado. Mais de R$14 milhões, oriundos do Governo do Amazonas via Fapeam, em parceria com a Finep, foram investidos para alavancar o cenário de empreendedorismo e inovação no Amazonas, e assim contribuir na geração de emprego e renda no Estado.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


No seminário, os empresários terão a oportunidade de apresentar os resultados e produtos desenvolvidos ao longo dos programas e compartilhar experiências com os demais empreendedores.


Produtos Inovadores


O aproveitamento de resíduos da casca do cupuaçu para produção de embalagens ecológicas é um dos trabalhos que serão apresentados no dia do seminário. O projeto desenvolvido, no âmbito do Tecnova/AM, pela empresa Bombons Finos da Amazônia já utilizava, parcialmente o cupuaçu na produção de embalagens, mas o percentual de aproveitamento ainda era baixo em torno de 20%. O restante era perdido ou transformado em adubo orgânico. Com o projeto, a ideia foi utilizar 100% do fruto, desde a polpa para a produção dos bombons, até a finalização, com a confecção das embalagens. Para isso, a empresa firmou uma parceria com o grupo de pesquisa em materiais da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) que já trabalha com alguns tipos de madeiras e vegetais na elaboração de placas.

 


Fotos: Érico Xavier / FAPEAM


Para o empresário, Jorge Alberto da Silva, os benefícios desse projeto vão além do lançamento de um novo produto no mercado. De acordo com ele, na agroindústria que fica localizada na estrada de Balbina, onde é feita a compra e o processamento da polpa de cupuaçu, há um desperdício em torno de 70 toneladas de cascas do fruto por safra. “Utilizamos uma parte para produção de embalagens com a própria casca, mas esse é um número pequeno ainda. Queremos aproveitar muito mais através da confecção desses painéis”, destacou.


Outro projeto desenvolvido no Tecnova/AM são os pães amazônicos. Os produtos feitos a partir das fibras do caroço do açaí e do ouriço da castanha são opções para dietas alimentares de pessoas com restrição a glúten, lactose ou gordura.


De acordo com o empresário Jorge Carlos Neves, a empresa criou pães integrais ou light, mas sim novas formulações em interação com processos para desenvolver alimentos naturais, saudáveis, funcionais, sem glúten, açúcar, lactose ou gorduras.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.