25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
13/08/2017

Simpósio debate uso de plantas medicinais no Sistema Único de Saúde (SUS) em Manaus

Foto: Reprodução

O I Simpósio Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos terminou na sexta-feira, 11/8, coordenado pela gerência de assistência farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa)

Pesquisadores, técnicos e acadêmicos dos cursos de Farmácia estão reunidos em Manaus para debater a utilização de plantas medicinais e fitoterápicos de acordo com o que preveem as diretrizes das Políticas Nacionais de Práticas Integrativas e Complementares e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

 

O I Simpósio Municipal de Plantas Medicinais e Fitoterápicos terminou na sexta-feira, 11/8, coordenado pela gerência de assistência farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).


Veja também

Programa 'Nosso Musa' proporciona acesso com desconto para moradores de Manaus


Na abertura do simpósio, realizada na quarta-feira, 9/8, no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), a subsecretária municipal de Gestão da Saúde, enfermeira Lubélia Sá Freire, lembrou que a Semsa trabalha em parceria com órgãos como o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 


A subsecretária municipal de Gestão da Saúde, enfermeira Lubélia Sá Freire, lembrou

que a Semsa trabalha em parceria com órgãos para que a assistência

farmacêutica no município tenha maior resolutividade

 

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam) para que a assistência farmacêutica no município tenha maior resolutividade. Ela aposta na boa aceitação da fitoterapia como medicina alternativa.


“Há uma parcela importante da população, principalmente os mais idosos, que aceita muito bem e até procura esse tipo de tratamento.

 

Nós começamos junto com a Embrapa o cultivo de plantas medicinais e vamos desenvolver, na assistência farmacêutica, esse tipo de medicamento, seguindo a orientação do prefeito Arthur Neto, de assegurarmos todas as alternativas possíveis para que a população tenha acesso, inclusive a medicina alternativa”, destacou a subsecretária.

 


Será desenvolvido, na assistência farmacêutica, esse tipo de medicamento, seguindo

a orientação do prefeito Arthur Neto, para assegurar todas as alternativas

possíveis para que a população tenha acesso, disse a subsecretária


O simpósio trouxe a Manaus o Coordenador do Núcleo de Gestão em Biodiversidade e Saúde (NGBS) e do Curso de Especialização em Gestão da Inovação em Fitomedicamentos (Farmanguinhos/Fiocruz), Glauco de Kruse Villas Boas.

 

Doutor em Ciências na área de Saúde Pública, nos últimos vinte anos, Glauco desenvolve estudos e pesquisas de medicamentos de origem vegetal.

 

Glauco de Kruse Villas Boas declarou que inclusão da medicina alternativa na

assistência farmacêutica é um marco no caminho da inclusão

da fitoterapia no SUS (Fotos: José Nildo / Semsa)


Foi dele a conferência “Plantas Medicinais e Fitoterápicos: da tradição à ciência”. Ele elogiou a iniciativa da prefeitura de despertar a discussão sobre a inclusão de tratamentos fitoterápicos na rede pública.

 

“É mais um marco no caminho da inclusão da fitoterapia no SUS. É mais um passo no caminho da inovação a partir das plantas. Estão de parabéns os organizadores porque, em tempos de economia difícil, buscar esse tipo de alternativa é louvável”, ressaltou o pesquisador.


Participam do evento, técnicos da Fiocruz, do Ministério da Saúde, do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), do Inpa, acadêmicos dos cursos de Farmácia, além de outros técnicos, para atualizar conhecimentos, promovendo o compartilhamento de informações importantes e a valorização dos aspectos culturais locais no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).


O simpósio recebeu 360 inscrições para apresentações de trabalhos, palestras e mesas redondas relacionadas ao cultivo, melhoramento, produção, controle de qualidade, biotecnologia e saúde pública, entre outras áreas de investigação.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.