20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
07/09/2018

Sofrer um assédio sexual pode afetar as mulheres por décadas, diz estudo

Foto: Reprodução

Situação acontece mesmo com as sobreviventes que não são oficialmente diagnosticadas com Transtorno de Estresse Pós-Traumático

Uma pesquisa da Universidade Rutgers, nos Estados Unidos, demonstrou que as mulheres que sofreram violência sexual relembram do caso com frequência, tendo memórias vívidas e intensas por anos.

 

Publicado na revista Frontiers in Neuroscience, o estudo descobriu que isso acontece mesmo com as mulheres que não são oficialmente diagnosticadas com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TSPT).  

 

Veja também

Fachin nega pedido de Lula para afastar impedimento à candidatura

 

"As lembranças se relacionam com sentimentos de depressão e ansiedade, pois as mulheres lembram do que aconteceu e pensam muito sobre isso", disse Tracey Shors, professora de psicologia da Rutgers. "Mas os sentimentos e pensamentos geralmente estão associados ao TSPT, e a maioria das mulheres desta análise não sofriam de TSPT."

 

 

A pesquisa avaliou 183 mulheres de 18 a 39 anos. Delas, 64 relataram que foram vítimas de violência sexual, enquanto 119 não tinham passado por agressões. Menos de 10% usavam alguma medicação para combater a ansiedade ou a depressão.

 

As mulheres que sofreram violência sexual (física ou mental) relataram memórias fortes e com detalhes específicos, que incluíam visões claras do evento. Elas ainda disseram ter dificuldade em esquecer o incidente, o qual havia se tornado parte significativa de suas vidas.

 

"Cada vez que você reflete sobre uma memória, você cria uma nova no cérebro porque a lembrança é recuperada no espaço e no tempo atuais", falou Shors. "O que este estudo mostra é que o processo pode tornar mais difícil esquecer o que aconteceu."

 

 

Outras pesquisas já demonstraram que a agressão e a violência sexual são as causas mais prováveis ??de TSPT em mulheres. A condição está associada à diminuição das funções cerebrais relacionadas ao aprendizado e à memória, e pode ser física e mentalmente difícil de ser superada.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

"As mulheres neste estudo que lembravam com mais frequência o evento também vivenciaram mais sintomas relacionados ao caso. Iso pode exacerbar o trauma e dificultar a recuperação", afirmou Emma Millon, aluna de pós-graduação da Rutgers.

 

Para diminuir as lembranças ruins, a professora Shors desenvolveu a técnica Treinamento Mental e Físico, que combina 30 minutos de treinamento mental com meditação silenciosa, seguidos de 30 minutos de exercícios aeróbicos, duas vezes por semana, durante seis semanas.

 

Fotos: Reprodução

 

Em algumas análises, este método diminuiu os sintomas do trauma, com as mulheres afirmando que passaram a lembrar menos do caso de violência.

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 30% das mulheres do mundo já sofreram algum tipo de agressão física ou sexual. As meninas adolescentes estão mais propensas a serem vítimas de tentativa de estupro, estupro ou agressão. Além disso, pesquisas recentes indicam que 1 em cada 5 universitárias sofre violência sexual durante a faculdade. "Esse problema não desaparecerá em breve e devemos manter nossa atenção focada na prevenção e na justiça para as sobreviventes, além da recuperação", comentou Shors.

 

Revista Galileu

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.