19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
17/01/2019

Solicitação de vagas para alunos novos ultrapassa 54 mil

Foto: Nathalie Brasil / Semcom

Os dados foram apresentados na empresa de Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam)

 Mais de 54 mil reservas de vagas para novos alunos da rede pública municipal e estadual de ensino foram solicitadas até às 11h da última quarta-feira, 16/1. Esse número equivale a 91,6% das solicitações feitas durantes todo o primeiro dia de reservas de vagas das matrículas de novatos no ano passado. Os dados foram apresentados na empresa de Processamento de Dados do Amazonas S/A (Prodam), localizada na Praça 14, zona Sul de Manaus.


Em 2019, o período de matrículas de novos estudantes, que iniciou neste dia 16, segue até o dia 20 de janeiro (próximo domingo) para quem optar por fazer a reserva de vaga pela internet, por meio do site www.matriculas.am.gov.br, e até a próxima sexta-feira 18/1, para quem preferir fazer presencialmente nas mais de mil escolas municipais de Manaus e estaduais da capital e do interior.

 

Veja também 

Cetam matricula aprovados em processo seletivo para cursos técnicos e especializações técnicas


Das mais de 54 mil reservas de vagas, 81,7% (44,1 mil) foram solicitadas pela internet e apenas 18,3% presencialmente nas unidades da rede pública de ensino.


O presidente da Prodam, João Guilherme de Moraes Silva, apontou que o resultado apresentado mostra que o trabalho está sendo bem desenvolvido e, mesmo com a instabilidade do site nas duas primeiras horas devido ao grande fluxo, com mais de 15 mil acessos registrados às 00h e com o pico de aproximadamente 10 mil reservas às 2h da manhã, o site se manteve operacional.


“O resultado foi muito positivo porque os números mostram que 81,70% foi pela internet. Isso mostra que os sistemas estão dando os resultados esperados e que a população confia cada vez mais no site. Pela comparação que fizemos, temos a expectativa de ter uma procura maior que no ano passado”.


A gerente de Matrículas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Darlene Liberato, ressaltou que esse momento da reserva é apenas um dos passos para efetuar matrícula, destacando que para concluir o procedimento os responsáveis precisam se dirigir à unidade de ensino escolhida com os documentos do aluno em até três dias úteis após a reserva.


“A criança só se torna estudante da rede (municipal ou estadual) ao confirmar a reserva (com a entrega de documentos). O prazo é de três dias úteis”.


Ela também informou quais documentos são necessários para essa confirmação. “Os documentos são a certidão de nascimento, comprovante de residência, a comprovação de estudo (para alunos a partir do Ensino Fundamental), duas fotos 3×4, carteira de vacina e algum documento de identificação com foto dos responsáveis. A carta de reserva não é necessária ser apresentada porque a escola visualiza a solicitação pelo sistema e confirma que a mesma já foi feita”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 


As vagas que não forem confirmadas dentro do prazo ou não forem justificadas retornarão ao sistema e serão abertas a todos os interessados que perderam os prazos de transferência de alunos da rede e de novos estudantes. Para a confirmação, a assessora de Matrículas da Seduc, Diana Paixão, explicou que mesmo com a falta de documentos, o importante é confirmar essa vaga na escola. Ela também dá orientações no caso de estrangeiros.


“A confirmação é realizada e no decorrer do ano letivo essa documentação é entregue. A vaga para estrangeiros é solicitada diretamente na escola, com CPF ou Passaporte. Não tem documento de escolaridade, ele é matriculado de acordo com a idade e posteriormente é feita a regularização no decorrer do ano. Quem tiver dificuldade de fazer a reserva pelo site, não procure lan house, pode ir às escolas, que são postos de matrícula, os servidores estão treinados para atender a população”, finalizou.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.