29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
30/04/2017

SSP-AM ativa Centro Integrado de Comando e Controle em Presidente Figueiredo

Foto: Divulgação / SSP / AM / Liz Souza

A ativação do espaço dá início à Operação de Segurança da Festa do Cupuaçu

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) ativou nesta sexta-feira, dia 28, em Presidente Figueiredo, a 117 quilômetros de Manaus, o primeiro Centro Integrado de Comando e Controle Municipal (CICC-M) do Estado. A ativação do local dá início à Operação de Segurança da Festa do Cupuaçu, que ocorre desde a sexta e segue até o domingo, dia 30.


O espaço, montado e inaugurado pela Prefeitura Municipal de Presidente Figueiredo, será coordenado pela Secretaria Executiva-Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi) da SSP-AM e terá a atuação de órgãos municipais, estaduais e federais.


O CICC-M será um espaço permanente de monitoramento e planejamento das ações de Segurança no município. O local, integrado com o CICC em Manaus, dispõe de uma sala de Planejamento, uma sala de gestão e a sala de Video Wall, com computadores e telas de monitoramento em tempo real ligadas a doze câmeras espalhadas pelas cidade.



Para o secretário de Segurança Pública, Sérgio Fontes, a implantação do Sistema Integrado em um município é um avanço importante nas ações de Segurança do Estado. "Esse modelo de integração contribui muito pra Segurança Pública e esperamos que essa iniciativa se repita nos demais municípios. Nós asseguramos que vamos fazer o melhor, mais eficaz e racional uso dessas ferramentas para a Segurança", disse.


Em torno de 500 servidores da Segurança Pública estão envolvidos na Operação da Festa do Cupuaçu em Presidente Figueiredo, que tem expectativa de público de 300 mil pessoas nos três dias de evento.


Uma das novidades na Operação será a utilização de um drone para auxiliar na visualização dos locais de maior circulação de pessoas, que permitirá, ainda, diminuir o tempo das ações de pronta-resposta dos órgãos envolvidos na Operação durante uma ocorrência.

 

Fotos: Divulgação / SSP / AM / Liz Souza


O secretário de Planejamento e Gestão Integrada da SSP, coronel Dan Câmara, destaca que o sistema de monitoramento será diferenciado e inovador. “O monitoramento será por meio de 12 câmeras com resolução em OCR, que transforma a imagem obtida em um conteúdo legível e editável, além das já instaladas em Figueiredo. Desde o km 100 da BR-174 já estaremos fazendo o monitoramento nos ônibus que vêm ao município, bem como nos veículos”, comenta.


Participam da Operação servidores das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Secretaria Executiva-Adjunta de Operações Integradas (Seaop) Corregedoria e a Ouvidoria da SSP-AM, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), além da Guarda Civil de Presidente Figueiredo e demais órgãos do município.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.