29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
22/06/2018

STJ vai enviar 98 ações à 1ª instância após restrição do foro privilegiado

Foto: STJ Divulgação

De 214 procedimentos com governadores e conselheiros, 102 continuarão no STJ

A decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de restringir o foro privilegiado de governadores e conselheiros de tribunais de contas estaduais deve provocar uma remessa à primeira instância de pelo menos 98 dos 214 procedimentos — sindicâncias, inquéritos e ações penais — que tramitam na Corte contra essas autoridades.

 

Na quarta-feira, a Corte Especial do STJ determinou que só devem continuar no tribunal os casos que envolvam crimes cometidos no mandato e relacionados ao exercício do cargo. A decisão foi tomada por unanimidade e seguiu o entendimento adotado em maio pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu pelas mesmas restrições de foro para integrantes do Congresso.

 

Veja também 

Lula não deve ter pedido de liberdade acatado pelo STF, diz colunista

 

O GLOBO teve acesso a um levantamento feito pelo STJ a pedido de um dos ministros da Corte. De 214 procedimentos envolvendo governadores e conselheiros, 102 continuarão no STJ enquanto quase cem deverão ser enviados à primeira instância nos próximos dias. Outros 14 casos serão decididos individualmente por tratarem de questões mais subjetivas. Isso significa que o número de casos afetados pode aumentar.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Entre as duas centenas de procedimentos, 53 casos tratam especificamente de contendas judiciais envolvendo governadores. Nesse universo, 23 processos vão deixar o tribunal, seis precisarão ser analisados individualmente e 24 continuarão lá. A remessa deve começar hoje, como afirma um dos integrantes da Corte.

 

— Vou começar a despachar meus processos à primeira instância já. Minha assessoria já separou os casos que não geram dúvidas — diz o magistrado pelo jornal O Globo.

 

A restrição do foro privilegiado a governadores e conselheiros de tribunais de contas estaduais começou a ser discutida no STJ a partir do entendimento adotado pelo ministro Luís Felipe Salomão, que determinou, no dia 7 de maio, o envio ao Tribunal de Justiça da Paraíba o processo do governador do estado, Ricardo Coutinho (PSB), que estava sendo analisado na Corte. Salomão se baseou na decisão do Supremo que restringiu o foro de deputados federais e senadores. Ele entendeu que, pelo princípio da simetria, a restrição de foro imposta pelo Supremo a congressistas deveria valer também aos chefes dos Executivos estaduais.

 

O caso do governador paraibano foi remetido à primeira instância porque se tratava de um processo sobre suposto crime cometido antes do cargo atual, quando Coutinho era prefeito de João Pessoa. Depois de determinar a remessa do processo de Coutinho, Salomão levou a questão à Corte Especial, que terminou por aplicar seu entendimento a todos os processos que envolvem essas autoridades no tribunal.

 

Atualmente, seis governadores têm processos tramitando no STJ: Luiz Fernando Pezão (MDB-RJ), Fernando Pimentel (PT-MG), Waldez Goés (PDT-AP), Ricardo Coutinho (PSB-PB), Wellington Dias (PT-PI) e Robinson Faria (PSD-RN).

 

Além deles, três ex-governadores que recentemente abriram mão de seus cargos para poder concorrer nas eleições continuam com processos no tribunal: Beto Richa (PSDB-PR), Marconi Perillo (PSDB-GO) e Confúcio Moura (MDB-RR).

 

Citado por 14 delatores, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, é um dos campeões de processos. Ele é alvo de quatro ações penais e três inquéritos, relacionados às operações Lava-Jato e Acrônimo.

 

Outro governador alvo de várias ações é Pezão. O emedebista teve um inquérito arquivado no fim de março, no qual era acusado de crimes contra a administração pública e lavagem de dinheiro a partir de denúncias do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

 

O governador do Rio, no entanto, passou a ser investigado, em maio, em novo inquérito no STJ, sob a relatoria do ministro Felix Fischer. A ação é baseada na delação do operador Carlos Miranda, que acusa o governador de receber uma “mesada” de R$150 mil entre os anos de 2007 e 2014, quando ainda era vice de Cabral.

 

 

Os governadores sempre negaram as acusações.

 

O caso do TCE do rio

 

Também respondem a processos no STJ os cinco conselheiros do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) que foram afastados dos seus cargos no ano passado: Aloysio Neves, Domingos Brazão, José Gomes Graciosa, Marco Antônio Alencar e José Maurício Nolasco.

 

Em março, eles foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. São acusados de receber propina em troca de favorecer empresários em julgamentos no TCE-RJ no governo Sérgio Cabral. A denúncia ainda não foi apreciada. Caso seja aceita, os conselheiros afastados irão se tornar réus.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.