25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
20/03/2019

Subscrita por mais de 15 deputados, moção de Belão apela a Bolsonaro em favor de novas universidades no Amazonas

Foto: Divulgação

O deputado estadual Belarmino Lins encaminhou Moção de Apelo ao presidente da República

Com a subscrição de mais de 15 parlamentares, o deputado estadual Belarmino Lins (PP) encaminhou Moção de Apelo ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e à bancada federal amazonense no Congresso Nacional, defendendo a reavaliação do ato presidencial à Câmara dos Deputados que pediu a retirada de tramitação do Projeto de Lei n° 11.709, que cria a Universidade Federal do Médio e Baixo Amazonas e a Universidade Federal do Médio e Alto Solimões.


Em discurso na manhã desta quarta-feira (20), no plenário da Assembleia Legislativa, o deputado classificou de “falta de respeito ao Amazonas” a atitude de Bolsonaro, que sequer consultou a bancada de senadores e deputados do Estado no Congresso Nacional. Em apartes, os deputados Mayara Pinheiro (PP), Carlinhos Bessa (PV), Dermilson Chagas (PP) e Álvaro Campelo (PP), signatários da Moção, se solidarizaram com o discurso e condenaram o ato que indignou o Parlamento Estadual.

 

Veja também
 
Belão apela a Wilson Lima pela execução das emendas impositivas de 2018
 

“O governo do ‘novo’, que Bolsonaro diz ter incorporado, envelheceu precocemente”, atacou Belão, dizendo, no entanto, esperar que, com a pressão da bancada federal no Congresso, o presidente reveja logo a situação. “Não há o menor fundamento no ato presidencial visto que as informações que robusteceram o projeto em questão partiram do próprio Ministério da Educação (MEC), em 2018, quando o então ministro Rossieli Soares da Silva chegou a anunciar, em outubro daquele ano, a criação de duas novas Universidades Federais no Estado”, afirma Belão.
Na ocasião, sustenta o líder progressista, Rossieli esclareceu que a criação dos dois novos centros de ensino superior seria uma questão de justiça a um Estado que, com dimensões continentais, possui apenas uma instituição federal de ensino contra sete do Rio Grande do Sul e quatro do Pará, Estados reconhecidamente pequenos em relação ao gigantesco Amazonas.


“Rossieli esclareceu, ainda, que as novas Universidades Federais não apenas descentralizariam o ensino, mas que teriam verdadeiro foco em suas regiões, contemplando suas vocações e demandas diferentes das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste”, destacou Belão, lembrando, a propósito um movimento político em favor da causa desencadeado por ele no âmbito da Aleam em 2008, quando presidia o Poder.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

Na época, com o apoio do seu irmão, deputado federal Átila Lins, no Congresso, Belão enviou indicação ao Governo Federal enfatizando a criação da Universidade Federal do Alto Solimões (UFAS). A luta prosseguiria em 2011 com nova indicação enviada, desta vez, à presidente Dilma Rousseff. “Por isso tudo, espero que Jair Bolsonaro, num gesto de grandeza, reavalie a Mensagem n° 84 e dê curso à livre tramitação do Projeto de Lei n° 11.709, premiando o Estado do Amazonas com as novas Universidades que ele faz por merecer”, finaliza o deputado. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.