20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
24/02/2017

Susam realizou mais de 270 exames de alta complexidade em cardiologia e neurologia no primeiro bimestre deste ano

Foto: Reprodução / Internet

Acidente fez veículos caírem em vala próxima a estrada nos arredores de Rosario

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) realizou 272 procedimentos de alta complexidade nas áreas de cardiologia e neurologia entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, em pacientes atendidos na rede estadual de saúde.

 

Na área de cardiologia foram realizados 37 procedimentos de angioplastia coronariana, tratamento não cirúrgico para desobstrução de artérias coronárias e 96 cateterismos, procedimento médico usado para o diagnóstico e tratamento de diversas doenças cardíacas.

 

Também foram realizados 68 exames de arteriografias de membros inferiores, para dignóstico de doença vascular nas pernas ou pés e 52 procedimentos de angioplastia de membros inferiores, que consiste na destruição mecânica de placas de gordura, através da introdução de um catéter com um balão na extremidade.

 

Na área de neurologia foram realizados 14 exames de angiografia, procedimento que permite identificar a presença de entupimentos e dilatações da circulação cerebral e também o diagnóstico de mal formações arteriovenosas, hemorragias e tumores cerebrais. Também foram realizados 5 embolizações para tratamento de aneurisma.

 

Procedimentos essenciais

 

A diretora do Hospital Universitário Francisca Mendes, Juliana Palheta, destaca que a maioria dos pacientes que precisam desses exames estão em estado grave e esses procedimentos são essenciais para salvar a vida dessas pessoas. “Garantir o acesso a esses procedimentos traz enormes benefícios aos pacientes, principalmente na qualidade de vida, pois uma intervenção rápida e eficiente garante não somente que o paciente sobreviva, mas também que se recupere sem sequelas”.

 

O Hospital Univeristário Francisca Mendes é referencia na área de cardiologia para toda a região Norte do país, atendendo pacientes adulto e infantil. A unidade oferta tanto o atendimento ambulatorial quanto o cirurgico. O acesso para atendimento no Hospital é feito através do Sistema de Regulação do Amazonas (Sisreg).

 

Hemodinâmica

 

A diretora do Hospital Universitário Francisca Mendes também informa que a máquina da hemodinâmica da unidade que apresentou defeito técnico no início do mês de janeiro, já foi recuperada e entrou novamente em funcionamento nesta sexta-feira (24). Com a máquina em pleno funcionamento a unidade volta a ofertar todos os meses os 50 procedimentos de cateterismos, 20 procedimentos neurológicos, além de procedimentos vasculares, de ablasão e implantação de marca passo.

 

A diretora informa ainda que já foi adquirido um segundo equipamento de hemodinâmica e que a previsão é que nos próximos 90 dias o equipamento esteja em Manaus.

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.