28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
17/04/2018

Suspeito preso por matar brasileiro em universidade dos EUA nega culpa

Foto: Divulgação

A universidade informou que, após atacar o brasileiro, o suspeito fugiu a pé, usando calças e moletom escuros e rosto coberto

A Universidade de Binghamton confirmou, na noite desta segunda-feira, a detenção do estudante Michael M. Roque, de 20 anos, suspeito de matar o brasileiro João Souza, de 19 anos, dentro do campus, em Nova York. De acordo com a instituição de ensino, o acusado foi levado à cadeia do condado de Broome. O defensor público designado para Roque registrou o cliente na Justiça como "não culpado".

 

João Souza foi encontrado morto a facadas dentro de seu quarto no campus. A universidade informou que, após atacar o brasileiro, o suspeito fugiu a pé, usando calças e moletom escuros e rosto coberto. A instituição divulgou imagens de câmeras de segurança que flagraram o autor do homicídio. A polícia local prendeu Roque, que agora vai responder por homicídio em segundo grau — a terceira acusação mais grave do tipo nos Estados Unidos, depois do homicídio em primeiro grau e do homicídio qualificado.

 

Veja também 

Em resposta ao ataque químico, Trump avisa que mísseis 'estão a caminho' da Síria e Rússia promete derrubá-los

 

Nos Estados Unidos, declarar-se "não culpado" significa registrar na Justiça que o acusado não concorda com a acusação de crime ou que o acusado admite a infração, mas crê ter uma defesa válida, que justifique o ato.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Nas redes sociais, o "primeiro amigo" do brasileiro nos Estados Unidos prestou emocionada homenagem à vítima. Sammy Landino lembrou dos momentos ao lado do amigo na Escola Blind Brook, na qual os dois estudaram juntos, desde 2012, até seguirem para universidades diferentes no ano passado.

 

 

"Eu fui a primeira pessoa que te conheceu quando você veio para nossa escola, em 4 de setembro de 2012. Eu te mostrei os caminhos, te apresentei para as pessoas, te ajudei a se instalar. Nós éramos amigos. Ficamos próximos. Você era o "menino maravilha brasileiro", uma estrela do futebol, um homem contagioso com um sorriso ainda mais contagioso. Um dos melhores da Blind Brook", descreveu Sammy Landino, hoje aluno da universidade de Yale.

 

'Menino maravilha brasileiro'

 

Landino estava na oitava série quando João se mudou com a família para o estado de Nova York. Ele então foi designado pela direção do colégio a ajudar na adaptação do novo aluno, contou ao portal local "Pressconnects", o que seria o início de uma amizade que se estenderia pelo Ensino Médio e para o grupo de teatro da escola.

 

Na foto compartilhada por Landino, vestido de cozinheiro na imagem, João Souza aparece sentado, no cantor inferior esquerdo, com a camisa do Flamengo.

 

"Agora sua vida foi roubada de nós. Esfaqueado. Assassinado. João Victor Souza, você não viveu sua vida em vão. Você será lembrado pela sua gentileza, suas piadas, seu trabalho ético, dentro e fora de campo, pelo impacto que tinha nos amigos e na família (...) Descanse em paz, soldado. Hoje, toda a Blind Brook chora", destacou Sammy Landino.

 


João Souza, ao centro da foto, com amigos, em 2017


Trata-se do segundo assassinato de um estudante nos últimos dois meses na Universidade de Binghamton. No dia 9 de março, o corpo de Haley Anderson, de Westbury, em Long Island, foi encontrado no apartamento de um colega, fora do campus. A estudante foi estrangulada.

 

"Pela segunda vez neste semestre, lutamos para absorver a notícia de que um dos nossos alunos foi morto", lamentou o vice-presidente da universidade, Brian Rose.

 

O escritório do procurador distrital do condado de Broome pede que o suspeito seja devolvido da Nicarágua para ser julgado.

 


João Souza foi morto dentro de seu quarto em universidade

dos EUA (Fotos: Reprodução / Facebook)

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.