29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
06/04/2019

TCU deve julgar ação contra gráfica responsável por impressão do Enem

Foto: Ananda Migliano / Ofotográfico / Folhapress

Empresa foi denunciada por suposto favorecimento na obtenção dos contratos com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Sete meses após um pedido de vista, o TCU (Tribunal de Contas da União) deve julgar nas próximas semanas o processo da RR Donnelley, responsável pela impressão do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos últimos dez anos.

 

A empresa foi denunciada por uma concorrente por suposto favorecimento na obtenção dos contratos com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Esta semana, a gráfica decretou falência.

 

Veja também 

Como aprender um novo idioma com uma hora de estudo por dia

O processo foi levado ao plenário em setembro pela ministra Ana Arraes, mas o ministro Benjamin Zymler pediu vista para analisar o caso. Zymler liberou ontem o processo para julgamento, após reportagem.

 

Segundo a denúncia apresentada pela gráfica Plural, a pedido de representantes da RR Donnelley, funcionários do Inep teriam colaborado para manter a gráfica como única apta a imprimir o Enem desde 2009. Os contratos anuais são de mais de R$ 120 milhões.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

A equipe técnica do TCU propôs ao plenário que proíba o Inep de firmar contratos de longa duração e de fazer prorrogações sem concorrência. A proposta é para que contratos sejam feitos ano a ano.

 

O relatório cita também "excesso de rigor" e propõe que o Inep busque "exigências mais embasadas" que não venham a restringir indevidamente a concorrência. A posição da relatora, Ana Arraes, está alinhada com a dos auditores, segundo a reportagem apurou.

 

O processo poderá servir para modificar as regras de licitação nas provas do Enem. Um segundo processo, que ainda será julgado, analisa a forma de licitação para impressão das provas do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes).

 

R7

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.