25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
21/02/2017

Temer inicia corpo a corpo com parlamentares em defesa da reforma da Previdência

Foto: Aílton de Freitas/Agência O Globo

Presidente convocou uma reunião com representantes da comissão especial

Preocupado com as pressões dos partidos da base aliada para flexibilizar a proposta de reforma da Previdência em discussão no Congresso, o presidente Michel Temer convocou os parlamentares da comissão especial que está tratando do tema para uma reunião no fim da manhã desta terça-feira.

 

Segundo interlocutores, na conversa o presidente vai defender pontos os essenciais do texto original, como idade mínima de 65 anos para todos os trabalhadores e regras de transição (um pouco mais amenas) para quem completar 50 anos (homem) e 45 anos (mulher) até a aprovação da reforma.

 

Alterar essas questões, destacou um interlocutor do presidente, pode tornar a reforma "frágil", reduzir seus efeitos fiscais, além de não resolver o problema da falta de sustentabilidade do regime de aposentadoria. O argumento é que se a proposta for muito alterada será preciso fazer uma nova reforma num curto espaço de tempo - o que é complicado para qualquer governo por se tratar de um tema tão polêmico.

 

— A prerrogativa de aprovar a reforma é do Congresso, mas o presidente vai dialogar com os parlamentares para fazer o mínimo de modificação possível — disse a fonte.

 

O relator da proposta na comissão especial, deputado Arthur Maia (PPS-BA), defendeu ontem num evento com sindicalistas em São Paulo a necessidade de suavizar as regras de transição,. Ele também já se posicionou a favor de normas de aposentadoria diferenciadas para mulheres com filhos.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.