28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Esportes
23/03/2019

Tite testa novatos para a Copa América neste sábado

Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Paquetá domina a bola no treino do Estádio do Dragão

A escalação anunciada por Tite para o amistoso contra o Panamá, às 14h, em Portugal, pode induzir à análise de que o confronto no Estádio do Dragão não vale muito para a preparação para a Copa América. Afinal, serão cinco jogadores com pouca — ou nenhuma — experiência na seleção. Mas o próprio treinador já avisou que estuda, sim, mesclar novatos e veteranos na competição que começará no dia 14 de junho, no Brasil.


— Essa é uma possibilidade real — enfatizou o técnico. — Por isso, aproveitamos essa convocação para dar oportunidades e chegar na Copa América com essa mescla. Agora, vai depender da participação com a camisa da seleção brasileira. Ela tem um peso. Tenham vocês confiança até para errar. O técnico vai entender que é um processo. Vão ser utilizados na função que fazem nos clubes. Não vai ser uma função diferente. O que vai ser no final? O campo vai mostrar.


Veja também

Com bela atuação de Reinier, Brasil sofre, mas vence Paraguai na estreia


O grupo dos novatos conta com o zagueiro Éder Militão, os meias Arthur e Lucas Paquetá, o atacante Richarlison e o lateral-esquerdo Alex Telles. O jogador do Porto será titular já em sua primeira convocação. Tite não nega que o fato de o amistoso ser no estádio de seu time influenciou na opção por ele. Assim como a escolha por Militão.


— Eles estão habituados e ambientados ao estádio. Mas as oportunidades seriam dadas de qualquer maneira — frisou.


A seleção iniciará o amistoso com média de idade de 25,3 anos, bem abaixo dos 28,1 da Copa da Rússia. É verdade que esta marca tende a subir até a Copa América, com a entrada de nomes como Neymar e Filipe Luís, fora por lesão. Mas deixa claro que Tite usará o torneio como parte do processo de renovação da equipe:


— Repaginar, reestruturar, reinventar, evoluir, adaptar-se a uma realidade diferente. Use a palavra que quiser. É muito difícil encantar. O processo (de montagem do elenco) para a Copa do Mundo foi atípico. Essas descobertas são mais desafiadores. Nós temos que reinventar essa realidade.
Esperança por Vinicius Jr.

 
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter
 

Aos 27 anos, quatro títulos de Liga dos Campeões pelo Real Madrid e a Copa de 2018 no currículo, Casemiro ficará com a braçadeira de capitão. Caberá a ele e a Miranda serem a voz da experiência na equipe. Embora seja o menos criativo num meio de campo com Arthur e Paquetá, terá a responsabilidade de guiar os companheiros mais novos.


— São jogadores jovens, que estão entrando na equipe, e claro que é um período de adaptação. Estão entendendo a filosofia de trabalho. Diria que será normal se sentirem um pouco o entrosamento — ponderou o capitão.


A equipe seria ainda mais jovem se tivesse a presença de Vinicius Junior, e Tite ainda não jogou a toalha sobre a possibilidade de contar com o atacante do Real Madrid na Copa América. Ele se recupera da ruptura dos ligamentos do tornozelo direito, sofrida no último dia 5, durante a derrota do clube espanhol para o Ajax, pela Liga dos Campeões. O jovem usaria a camisa 7.


— (A lesão) Dificulta, sim. Mas não retira (a possibilidade de convocação) — alertou o treinador.

 

O Globo

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.