19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
21/06/2018

Tomar água com açúcar acalma mesmo os nervos? CONFIRA O QUE DIZ ESTUDO

Foto: Reprodução

Quase todo mundo já recorreu a essa mistura após receber levar um susto

Beber água com açúcar em situações tensão é um costume bastante comum no Brasil, passado de geração em geração.

 

Quase todo mundo já recorreu a essa mistura após receber levar um susto, não é mesmo? Mas é melhor buscar outro jeito de se acalmar com a "notícia ruim" que vamos dar: tomar água com açúcar não diminui em nada o nervosismo.

 

Por que água com açúcar não acalma? Segundo especialistas, a dupla não tem efeito sedativo algum. Na realidade, o açúcar pode até deixar as pessoas mais aceleradas. Quando ingerido, ele é rapidamente metabolizado no organismo e transformado em glicose, liberando energia para as células trabalharem.

 

Veja também 

Curiosidades: fazer gol em duas finais, um feito de poucos. CONFIRA!


O que, então, explica o uso da água com açúcar como calmante? Alguns fatores podem explicar a crença de que esta combinação ajuda a acalmar os nervos. O primeiro deles é que o doce é muito associado à infância, já que o leite materno tem esse sabor e muitas mães também costumam dar um docinho para os filhos pararem de chorar. Portanto, a bebida açucarada pode realçar a memória afetiva e trazer sensação de conforto.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Outro ponto é o efeito placebo, ou seja, quando a pessoa acredita piamente no poder de algo. No caso da água com açúcar, quem bebe, normalmente, tem certeza de que irá ficar mais calmo,e acaba ficando. Por fim, como o açúcar é um carboidrato, facilita a entrada no cérebro de um aminoácido chamado triptofano Trata-se de um dos componentes que atuam na ativação da serotonina, neurotransmissor associado ao prazer e bem-estar --por conta disso, ao tomar a mistura, a pessoa pode até ficar mais tranquila, mas apenas momentaneamente.

 

Combinação calórica e sem nutrientes Além de ser um alimento sem vitaminas e minerais importantes para a saúde, a água com açúcar pode trazer prejuízos na balança se ingerida regularmente em grande quantidade. Só para se ter uma ideia, 1 grama de açúcar tem 4 calorias. Normalmente, em situações de estresse, toma-se um copo de água com 15 a 30 gramas da substância, o que oferece de 60 a 120 calorias.

 

É preciso destacar que a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de açúcar adicionado --aquele que você coloca na água, no café, em receitas -- não ultrapasse 10% do total de calorias ingeridos diariamente. Isso equivale a 50 gramas --cerca de cinco colheres de sopa ou ¼ de xícara -- do alimento. Além disso, os portadores de diabetes, em especial o do tipo 1, devem passar longe dessa mistura, assim como os hipoglicêmicos. Isso porque o açúcar pode alterar o nível de glicose no sangue.

 

Substitutos saudáveis da água com açúcar Ao passar por um momento de grande estresse, no lugar da água com açúcar, você pode utilizar elementos mais naturais e saudáveis. Entre os com propriedades calmantes comprovadas, destaque para o maracujá, que pode ser consumido na forma de suco concentrado, e os chás, em especial os de camomila, erva-doce e erva-cidreira.

 

O que também ajuda a aliviar a tensão são exercícios de respiração, meditação e atividade física, como ioga e corrida. Nos casos em que o nervosismo é algo recorrente, aí a recomendação é procurar ajuda de um especialista em saúde mental --psiquiatra ou psicólogo. Só ele é capaz de descobrir as causas e indicar o melhor tratamento.

 

Viva Bem

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.