18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
01/12/2018

Torneio de Robótica reúne 300 alunos de todos os estados da região norte, em Manaus

Foto: Divulgação

A etapa regional, com entrada gratuita, encerra-se hoje, 1

Temporada Into Orbit (Em Órbita) 2018/2019 do Torneio SESI de Robótica FIRST Lego League (FLL), etapa regional, teve início na sexta-feira, 30, no SESI Clube do Trabalhador, com jovens de 9 a 16 anos, alunos de escolas públicas, privadas e equipes de garagem.

 

O torneio realizado em Manaus sob a coordenação do SESI Amazonas, pela primeira vez em cinco anos, recebe participantes de todos os estados do Norte: Roraima (RR), Amapá (AP), Pará (PA), Tocantins (TO), Rondônia (RO), Acre (AC) e Amazonas (AM), incluindo as escolas do interior.


A etapa regional, com entrada gratuita, encerra-se hoje, 1. De acordo com a gerente da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, Ana Karina Holanda, a expectativa é receber três mil pessoas ao longo da programação de dois dias de evento, que conta com palestras, oficina de robótica, cosplay e food trucks.


“É interessante observar nessa edição da etapa regional que o público tem a oportunidade de desfrutar de diferentes momentos evolvendo a robótica educacional do SESI, aliada à temática desse ano que é o espaço”, disse Holanda, ao destacar que a animação dos jovens e o trabalho em equipe desenvolvido para a competição é o foco do Torneio FLL.


Veja também

Seduc-AM firma parceria com Secretaria de São Paulo e Fundação Japão e contará com material do ensino da Língua Japonesa


A “Oficina de Robótica” com os pais e os jovens presentes no primeiro dia do evento trouxe demonstrativo da robótica educacional SESI, presente na matriz curricular das Escolas SESI, segundo o professor especialista da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, Marcelo Rocha. Ele ministrou a oficina aos presentes que durante uma hora aprenderam sobre a importância da robótica, evolução da indústria e princípios de programação, com aula prática de legos na montagem de robôs.


“Eles montaram um robô educacional e o desenvolveram com algumas missões para que conseguisse cumprir os desafios de passagem de obstáculos, desvio, e realizar a possível retirada de alguns objetos do trajeto”, explicou Rocha.


O engenheiro mecânico da Samsung, Hudson Lima dos Santos, 43, pai do Samuel Duarte, 7, participou da oficina de robótica e destacou a importância de eventos, como esse do SESI, para desenvolver esse tipo de mentalidade, com a robótica, para as crianças dentro e fora das escolas.


“Achei interessante e importante, até para nós pais, aproveitar esse momento que vivemos com a tecnologia, para que nossos filhos aprendam a viver com as novas tecnologias, porque com a indústria 4.0 vai ser importante conhecer e criar um sistema de nicho de mercado e aprender bem essa parte de robótica”, disse Santos, ao acrescentar que o filho já despertou o interesse na área e é sempre muito curioso em robótica.


Em busca do bicampeonato

 

Equipe Elev3r da Escola SESI Centro Educacional Isolina Ruttmann (RO)

esse ano trouxe o projeto “Spacesuits” (Foto: Divulgação)


Campeã da última edição do torneio etapa regional, que garantiu presença na etapa nacional em Curitiba, a equipe Elev3r da Escola SESI Centro Educacional Isolina Ruttmann (RO) esse ano trouxe o projeto “Spacesuits” (macacão espacial) que, segundo o técnico da equipe, Silvio Vichroski, 40, foi confeccionado com a função de criar uma leve resistência nos movimentos dos astronautas no espaço.


“Pesquisamos e descobrimos que os astronautas realizam cotidianamente no espaço diversas atividades que influenciam entre diversas coisas na sua massa óssea. Esse macacão vai gerar uma leve resistência fazendo com que a musculatura de quem usar o macacão seja trabalhada de forma lenta e progressiva”, explicou Vichroski.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


O macacão funciona como uma segunda pele e pode ser usado até 4h para não ter um desgaste grande para o astronauta. O estudo da fisiologia humana reuniu alunos do 6º, 7º, 8º, 9º e 1º ano do ensino médio junto a especialistas da área e informações coletadas pelo o engenheiro e astronauta, Marcos Palhares.


Na temporada 2017/2018, com o tema voltado para água, a equipe vencedora criou um produto químico para diminuir o uso de água potável na hora da descarga. Os alunos criaram um produto químico em que a pessoa, após urinar, borrifa dentro do vaso sanitário e esse produto retira o cheiro, odor e coloração da água, fazendo com que, somente após cinco vezes de utilização, o vaso realize a primeira descarga.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.