23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
03/08/2015

Trégua dura pouco. Polícia ‘presença’ não contém criminosos e violência volta com tudo no fim de semana de Manaus: 14 mortos

Foto: Divulgação / PC

Corpo sendo recolhido pelos agentes do IML, uma cena que a cada dia se torna comum em Manaus

Depois de uma trégua, que não durou nem duas semanas, a violência recrudesceu com tudo em Manaus. Neste final de semana, pelo menos 14 corpos vítimas de assassinatos passaram pela necropsia do Instituto Médico-Legal desde a noite de sexta-feira até a manhã de hoje. Outras mortes violentas, por afogamento e no trânsito, além das tentativas de assassinato, também aumentaram a conta da insegurança que impera na cidade nos últimos tempos.


O medo é real e o sistema de Segurança Pública não consegue dar uma resposta convincente à população na captura dos autores desses homicídios. Estão pendentes de apresentação, por exemplo, os criminosos dos casos mais graves, como a tentativa de chacina no São José (Zona Leste) e das noites sangrentas do recorde de quatro dezenas de assassinatos em apenas um fim de semana. Isso para ficar apenas no mês de julho. 

 

Fotos: Reprodução / TV

 

 Domingo foi dia de protesto da população em diferentes zonas da cidade, na Ponta Negra

e no Manoa, mas por motivos iguais: medo e insegurança com assassinatos 

 

Tráfico ou passionalidade, para população não interessa

 

Não conforta a população, e em nada melhora sua sensação de segurança, ouvir das autoridades do sistema que os crimes são da guerra entre os traficantes, o famoso “acerto de contas”. Tampouco que a maioria é de caráter passional. Porque se assim fosse, o alto custo para colocar grande contingente policial e viaturas bem equipadas e com ar condicionado nas ruas de pouco adianta pois não se reverte em benefício da população, já que a função de prevenir a criminalidade não está sendo cumprida. Pelo menos, a contento.


A Polícia Militar, a quem cabe a responsabilidade de colocar seus homens nas ruas para evitar que o crime aconteça, a cada sexta-feira anuncia a operação que batiza de Presença com efetivo suficiente para vigiar bem todos os bairros de Manaus. Até helicóptero é empregado, mas as estatísticas das mortes violentas têm mostrado, em seguidos finais de semana, que a estratégia precisa ser revista. No mínimo. 

 

 Marcelo nem passagem pela polícia tinha. Morreu a tiros no Crespo 


Novas vítimas da insegurança engrossam contabilidade do crime


Vítima de marcas de violência com arma branca, possivelmente faca, o corpo de Enoque Alves de Brito, de 23 anos, foi o último a dar entrada nesta manhã no IML, pelo menos até 12h, depois que foi achado nas matas do conjunto João Paulo, na Zona Norte. A mulher de Enoque, presente no local, disse que ele estava desaparecido desde ontem à noite. O corpo estava nu, com fortes agressões no rosto.


O corpo de Enoque fechou a preocupante estatística de homicídios no fim de semana na capital, com uma dúzia de mortos a facadas e a tiros. Preocupante também saber que nenhum dos autores conseguiu ser preso pela grande quantidade de policiais nas ruas. 

 

 Corpo de Enoque foi jogado na mata depois de sofrer violência 


Seis facadas ceifaram a vida do taxista Carlos Patrick Santos Martins, de 29 anos, na noite do domingo. Ele foi assassinado dentro de seu táxi, que foi encontrado por populares na rua Antenor Magalhães, no bairro Zumbi dos Palmares, na Zona Leste de Manaus. Três homens teriam sido vistos saindo do veículo por volta das 22h. 

 

De 14 homicídios neste final de semana, oito foram na Zona Norte.

População saiu às ruas para protestar e clamar por segurança 

 

MAPA GEOGRÁFICO DA CRIMINALIDADE


SEXTA


1. Max Wendel Marques de Menezes, de 21 anos – rua Pastor Benício Leão, conjunto João Paulo, Nova Cidade, Zona Norte – morto a tiros


SÁBADO


2. Dorivânia Santos da Silva, de 29 anos – rua São Francisco, no beco São Francisco, bairro Mauazinho, Zona Leste – morta a facada.
3. Hallison Rodrigues de Oliveira, de 34 anos – avenida Ouro, bairro Braga Mendes, Zona Norte – morto a tiros.
4. Antônio Adalzonildo de Mendes de Melo, de 53 anos - rua Francisco Paiva, Colônia Terra Nova, Zona Norte – morto a tiros.
5. André Ricardo de Souza Avinte Júnior, de 19 anos – bairro Riacho Doce, Zona Norte - morto a tiros.
6. Felipe Augusto Prado Barbosa, de 21 anos – rua Jaquirana, bairro Novo Reino, Zona Leste – morto a tiros.


DOMINGO


7. Marcelo dos Santos Oliveira, de 30 anos – rua Magalhães Barata, bairro Crespo, Zona Sul – morto a tiros.
8. Marco Vanbasten de Souza Barbosa, de 23 anos - beco Raquel, bairro Petrópolis, Zona Sul – morto a facadas.
9. Ivan Silva de Oliveira, de 31 anos, conhecido como “Flamenguinho” – rua Vasco Ataíde, na Colônia Santo Antônio, Zona Norte – morto a tiros.
10. Jorge Cunha dos Santos, de 51 anos – beco Antônio Passos de Miranda, bairro Petrópolis, Zona Sul – morto a tiros
11. José Luiz Maia, de 34 anos – esquina das avenidas Passarinho e Liberdade, bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte - morto a facada.
12. Clemerson Pinto da Silva, de 18 anos – rua Tungstênio, bairro Tancredo Neves – Zona Leste – morto a tiros.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.