25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
30/03/2019

Tribunal derruba decisão que proibia governo Bolsonaro de rememorar golpe de 1964

Foto: Antônio Cruz / Agência Brasil

O presidente Jair Bolsonaro na cerimônia de hasteamento da bandeira no Palácio da Alvorada

O Tribunal Regional Federal da 1º Região (TRF1), com sede em Brasília, cassou, neste sábado, a decisão da Justiça Federal do Distrito Federal que proibiu o governo Jair Bolsonaro de fazer atos alusivos aos 55 anos do golpe de 1964. Com isso, as Forças Armadas ficam liberadas para realizar os eventos previstos para domingo.

 

A decisão contra as comemorações havia sido concedida na noite de sexta-feira atendendo a um pedido da Defensoria Pública da União e proibia as Forças Armadas de fazerem a leitura da chamada ordem do dia, que é um texto elaborado pelo Ministério da Defesa para a data.

 

Veja também 

Rosiane Pinheiro, dançarina do Gang do Samba revela que chegou a pesar 100 kg

 

A Advocacia-Geral da União (AGU) recorreu ainda ontem. A decisão para liberar as comemorações veio da desembargadora de plantão, Maria do Carmo Cardoso.

 

 

 

"Tendo em vista que existem eventos agendados para amanhã (sábado) e domingo, dado o tamanho do Brasil e capilaridade das Forças Armadas, algumas unidades estão devidamente preparadas para a realização das cerimônias, as decisões recorridas colocam em risco gravemente a organização da Administração, devendo a suspensão das mesmas ser imediata", argumentou a AGU no recurso.

 

O presidente Jair Bolsonaro determinou que as Forças Armadas "rememorem" a data do golpe neste domingo. Na manhã de sexta-feira, atendendo à determinação de Bolsonaro, o Exército realizou uma cerimônia no pátio do Comando Militar do Planalto. O golpe, nas palavras do mestre de cerimônias do evento, virou um “momento cívico-militar”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

O ato foi realizado mesmo com as recomendações do Ministério Público Federal (MPF) para que o golpe de 1964 não fosse comemorado. Após a recomendação o governo alterou o termo escrito em sua agenda pública: saiu “solenidade comemorativa” e entrou “solenidade alusiva” a 64.

 

Extra

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.