23 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
17/05/2017

Uso de anti-inflamatórios para aliviar dores antes de treinos ou provas gera riscos

Foto: Getty Images

Os efeitos no coração e aparelho cardiovascular facilitam o surgimento de arritmias, elevação da pressão arterial e até angina ou infarto. A médio e longo prazo causa danos no fígado e nos rins

O assunto é polêmico entre os esportistas que defendem e os que são totalmente contra o uso de anti-inflamatórios nas várias provas esportivas mundo afora. O tema voltou a ser debatido porque aumentou o numero de atletas se automedicando sem ter um cuidado maior.


Recente pesquisa mostrou que os anti-inflamatórios não hormonais (que não são derivados de cortisona) também são vendidos ilegalmente (sem receita médica). Encontramos no comércio de anti-inflamatórios duas formulações mais comuns.


Veja também

Crianças podem melhorar suas notas na escola cheirando alecrim, sugere estudo


Para entender o que alertamos, vamos começar pela dor que é um verdadeiro alerta espetacular da natureza, pois a sua presença nos avisa de que algo errado ou ruim está acontecendo.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter. 

 

Imagine que ao abolir a dor poderemos ficar sem saber, por exemplo, que temos uma distensão muscular, tendinite, artrite e outras doenças que irão piorar com a continuidade de um exercício. Sem dúvida teremos um risco enorme das lesões se transformarem em irreversíveis.

 

O que está ocorrendo?


Mesmo sabendo que é uma medicação com vários efeitos colaterais sérios e que apenas um médico pode prescrevê-los, virou moda tomar anti-inflamatório no início de uma prova esportiva para não sentir dores.

 

Hoje em dia tem sido usada a capsula gelatinosa com anti- inflamatório potente, algo totalmente desnecessário.

 


O risco da automedicação pode ser enorme, afirma

cardiologista (Foto: Getty Images) 

 

Os efeitos no coração e aparelho cardiovascular são conhecidos: facilita o surgimento de arritmias, permite elevação da pressão arterial e em alguns casos até isquemia cardíaca (angina ou infarto).

 

O uso indiscriminado de anti-inflamatórios causa danos no fígado e os rins a médio e longo prazo, podendo provocar cirrose hepática e a temida insuficiência renal representada pela uremia.

 

Globo Esporte

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.