28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Geral
03/05/2016

Vacina contra zika vírus precisará de até 3 anos de testes

Foto: Reprodução

Pesquisas apontam que a microcefalia é apenas um dos danos causados pelo vírus da Zika

Os primeiros testes com humanos de uma vacina contra o zika vírus começarão no segundo semestre, mas os cientistas precisarão de até três anos para determinar se ela será efetiva, explicou nesta terça-feira o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci.

 

Fauci explicou em entrevista coletiva realizada na Organização Pan-Americana de Saúde (OPS) que os testes da vacina com humanos terão início em setembro. No entanto, isso não significa que ela estará pronta para ser usada em toda a população.

 

"No início de 2017 saberemos se ela é segura para humanos, mas precisaremos entre dois ou três anos para realizar estudos de eficácia na América Latina", disse o especialista, destacando, porém, que há variáveis em jogo que podem antecipar as previsões.

 

"É muito difícil acelerar o desenvolvimento de uma vacina, especialmente em uma situação no qual se quer medidas de segurança extremas", indicou Fauci.

 

Por enquanto, o diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos EUA está usando fundos dedicados para o estudo de outros vírus transmitidos por mosquitos enquanto espera a designação dos US$ 1,9 bilhão prometidos pelo governo do presidente do país, Barack Obama.

 

Fauci indicou que uma das maiores dificuldades para deter a disseminação do zika vírus é a eliminação do Aedes Aegypti, algo que necessitaria de um "esforço agressivo".

 

Por sua vez, Sylvain Aldighieri, gerente de Incidentes para Zika da OPS, explicou que, baseado no alcance da dengue e da chicungunha, o zika infectará milhares de pessoas na região.

 

Fonte: EFE

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.