19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
23/03/2017

Veja 10 fotos incríveis que mostram como a vida na Terra é estranhamente magnífica

Foto: Reprodução / Internet

Fotos incríveis que mostram como a vida na Terra é estranhamente magnífica

A Terra é um dos principais planetas do universo porque é o local onde a humanidade se concentra. Você sabe o que aconteceria com a Terra se a Lua fosse destruída? Aqui no site da Fatos Desconhecidos, nós já exibimos para você qual seria o resultado disso.

 

Você sabia que há bilhões de anos a Terra se parecia com a lua de Júpiter? De acordo com o portal G1, segundo um estudo feito por cientistas americanos e publicado pela revista ‘Nature’, “a Terra primitiva, há cerca de 4 bilhões de anos, tinha uma dinâmica interna muito diferente da atual e pode ter se parecido com uma das quatro grandes luas de Júpiter, chamada Io, que tem intensa atividade vulcânica.

 

Segundo os autores – liderados por William B. Moore, da Universidade Hampton e do Instituto Nacional do Aeroespaço dos EUA, e A. Alexander G. Webb, da Universidade do Estado da Luisiana –, o trabalho fornece uma nova perspectiva sobre a primeira geologia do nosso planeta.

 

Veja também!

Veja como era o 'Homem-Gato' antes de fazer suas múltiplas cirurgias

 

A Terra se formou há 4,5 bilhões de anos, a partir de colisões de fragmentos de protoplanetas (corpos celestes considerados o primeiro estágio da evolução de um planeta). Naquela época, pertencente ao período geológico Hadeano, grande parte do calor da Terra ficou presa no núcleo (composto de metais, como ferro e níquel, e elementos radioativos).

 

 Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

No período seguinte, conhecido como Arqueano – que começou por volta de 4 bilhões de anos atrás –, apareceram as primeiras rochas inteiras e formas de vida unicelulares.

 

Hoje, a liberação de calor de dentro da Terra para fora é facilitada pelas placas tectônicas, mas esse transporte nem sempre foi assim. Moore e Webb criaram um modelo computacional e simulações numéricas para entender como o nosso planeta pode ter tido uma única placa com vários tubos vulcânicos por onde o calor e materiais circulavam entre o núcleo e a superfície.

 

Esses “tubos de calor” seriam semelhantes aos que ocorrem em Io e podem ajudar a compreender como a Terra evoluiu antes da formação das placas tectônicas. As simulações feitas também indicam que a nossa litosfera (camada sólida mais externa, dividida em placas) se transformou numa superfície fria e grossa há cerca de 3,5 bilhões de anos, como resultado de erupções frequentes que levaram materiais externos para dentro.

 

Após o aparecimento das placas tectônicas, foi registrada uma rápida diminuição da atividade vulcânica e de transferência de calor por meio desses tubos, destacaram os cientistas.”

 

Mesmo com a sua evolução, um fato que marca o planeta Terra é como as formas de vida se interagem nesse imenso lugar. Confira algumas fotos incríveis que separamos para você que mostram como a vida da Terra é estranhamente magnífica:

 

1 – Gorila e o filhote

 

 

2 – Leopardo protegendo seus filhotes

 

 

3 – O voo dos pássaros

 

 

4 – Urso polar comendo o peixe

 

 

5 – Aranha partindo para a caça

 

 

6 – O trabalho manual e perigoso com as abelhas

 

 

7 – Os animais selvagens em busca da caça

 

 

8 – O urso polar procurando comida

 

 

9 – Girafas se refrescando

 

 

10 – A rotina de vida na Índia

 

Fotos: Reprodução

 

Fatos Desconhecidos

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.