16 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
25/10/2016

Veja oito falsos fatos científicos que a maioria das pessoas ainda acredita

Foto: Reprodução

Falsos fatos científicos que a maioria das pessoas ainda acredita

E em quantas coisas nós acreditamos e não sabemos que são mitos? Exemplos disso vocês podem ver nas nossas matérias com os 7 mitos da sobrevivência que você não deve seguir e 6 mitos sexuais que até hoje as pessoas acreditam, e hoje nós resolvemos trazer mais mitos que as pessoas insistem em acreditar.

 

Bom, existem alguns fatos falsos científicos que por falta de informação as pessoas acreditam até hoje, coisas que não são tão absurdas assim e com um pouco de explicação qualquer um é capaz de entender.

 

Pensando nisso, nós trouxemos para vocês 8 falsos fatos científicos que a maioria das pessoas ainda acredita, confiram:

 

Veja também!

Confira 23 fatos curiosos e aleatórios que vão deixar seu queixo caído

 

1 – Peixinhos dourados tem uma memória de 3 segundos

 

1

 

Experimentos básicos realizados com o famoso peixinho dourado revelaram que esses peixes tem comportamento pavloviano. No experimento, o peixe iria receber alimentos em determinadas circunstâncias, normalmente em associação com outro objeto. Depois de vários casos, tornou-se claro que o peixe aprendeu a associar os dois juntos, mostrando que suas memórias podem durar vários dias.

 

2 – Everest é a montanha mais alta da Terra

 

1

 

A estatura de uma montanha se refere ao comprimento da base ao topo, a altura se refere ao comprimento do nível do mar ao cume. Sendo assim, o Monte Everest pode ser muito alto, mas não é o mais alto do mundo. Com 33.465 pés de altura (10.200 m), o Mauna Kea, no Havaí, é mais alto do que o Everest, que tem 29.029 pés (8.848 m). No entanto, quase dois terços do Mauna Kea estão abaixo da água.

 

3 – Um relâmpago nunca cai no mesmo lugar duas vezes

 

1

 

Não há nenhuma razão para acreditarmos numa coisa dessas. Um raio atinge a Terra em qualquer lugar de 50 a 100 ou mais vezes por segundo (diferentes fontes afirmam números diferentes). Isso pode ser mais de 1,5 bilhões de vezes por ano, e as chances de que uma área nunca seja atingida duas vezes são incrivelmente pequenas. Além disso, existem alguns lugares simples que já podem ter sido atingidos mais de uma vez por um raio. Edifícios muito altos, por exemplo, são bons para atrair raios, como o Empire State Building, em New York, que é atingido dezenas de vezes por ano.

 

4 – As pessoas da idade média pensavam que a Terra era plana

 

1

 

Para falar a verdade, desde o período grego antigo (e possivelmente ainda mais cedo que isso) já tinha o conhecimento de que a Terra era redonda. Para ser ainda mais preciso, a Terra é na verdade um esferóide oblato, pois é mais achatada nos pólos do que no equador.

 

5 – Sangue de dentro do seu corpo é azul

 

1

 

Pode parecer besteira, mas pelo fato de as vezes olharmos para nossas veias e as vermos azuis, da credibilidade aquele mito de que sangue venoso é azul, mas assim que ela sai do corpo e entra em contato com o oxigênio, o sangue fica vermelho, e muitas pessoas acreditam nesse mito. Esse é mais um mito porque o sangue humano contém hemoglobina em todos os momentos, mesmo quando ele não contém oxigênio. A hemoglobina é uma proteína vermelha, de modo que o sangue em nosso corpo realmente é um vermelho escuro. As veias parecem azuis devido a forma de como a luz é refletida.

 

6 – A grande muralha pode ser vista do espaço

 

1

 

Outro mito diz que a Grande Muralha da China é, de fato, o único objeto feito pelo homem que pode ser visto do espaço. Uma grande mentira, e tudo depende do que você entende por espaço. Para vocês terem uma ideia, da Lua mal dá para separarmos os continentes da Terra, será mesmo que daria para ver a Muralha da China do espaço?

 

7 – Camaleões mudam de cor para se camuflar

 

1

 

Eles até mudam de cores, mas a ideia de que eles se camuflam é um mito! Em suma, existem várias razões pelas quais um camaleão muda de cor, e isso depende também da espécie. Seu humor e suas intenções desempenham um grande papel. Se um camaleão está feliz ou cortejando uma fêmea, por exemplo, ele vai mudar de cor, e quando ele está com raiva ou se preparando para uma luta, ele também vai mudar de cor.

 

8 – Plutão é um planeta

 

1

Fotos: Reprodução

 

Plutão perdeu seu estado como um planeta há alguns anos atrás, mas algumas pessoas não obtiveram essa informação e ainda acreditam na formação do sistema solar com nove planetas. Na verdade agora Plutão é um planeta anão, pois ele nunca se encaixou perfeitamente com os outros planetas. Ele é muito menor do que os outros, e sendo assim, com tantas coisas sendo observadas por telescópios, várias outras coisas poderiam muito bem serem consideradas planetas. A verdade pe que A União Astronômica Internacional definiu novas regras para classificação de planetas, sendo que o corpo deve ser esférico, girar em torno do sol e ter órbita livre, seu outros objetos em seu caminho. Plutão está em uma região de vários objetos chamada de Cinturão de Kuiper, e por isso ele perdeu o status de planeta.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.