20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
09/01/2018

Verão é época de intensificar hidratação, comer saudável e roupas leves

Foto: Reprodução

Para encarar o calorão é preciso muito mais do que filtro solar na pele

Com os termômetros nas alturas, encarar o verão requer cuidados especiais para o corpo. E não é só a proteção solar que conta. Para enfrentar os dias de calor é preciso intensificar a hidratação, ingerindo muita água, e também escolher bem as peças de roupa no dia a dia para não passar por contratempos.

 

Nessa época do ano é quase inevitável atingir o bronzeado perfeito, mas fique atento, pois é nesse período que aumenta a incidência de câncer de pele.


Veja também

Detox emocional: aprenda a se livrar do que te impede de evoluir em 2018. VEJA

 

No Brasil, 25% dos diagnósticos de câncer são desse tipo, e as mulheres da Região Sudeste são as mais afetadas: a cada 100 mil, são 134,19 casos do tipo não-melanoma. Para a dermatologista Vanessa Mussupapo, do Instituto de Oncologia Santa Paula, o alto número se deve a uma "questão cultural de estética". Mas é possível curtir o clima sem sofrer seus efeitos desagradáveis.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Dicas para enfrentar o verão (Foto: Reprodução / O Dia)


Indispensável em todas as estações do ano, o filtro solar requer atenção ainda maior no verão, com reaplicação a cada duas horas, pelo menos, ou após dar um mergulho. Para ter uma boa proteção, especialistas indicam que o FPS seja de mínimo 30 para combater a radiação ultravioleta. Para quem tem pele negra e, consequentemente maior quantidade de melanina, o FPS 15 já é suficiente.

 

Escolha certa


Na hora de escolher o protetor solar, porém, não é só o FPS que deve ser levado em conta. São dois tipos de filtro: os físicos, também conhecidos como inorgânicos, são os mais indicados por apresentarem vantagens em relação aos químicos (ou inorgânicos).

 

 

"Os filtros físicos são como uma parede de tijolos onde a luz bate e volta. São mais estáveis e penetram pouco na pele, ideais para pacientes alérgicos e com sensibilidade cutânea elevada", aconselhou a dermatologista Claudia Marçal, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).


Outros cuidados, como o uso de roupas adequadas, são vitais para manter a pele saudável no verão, principalmente para as pessoas com pele mais clara e com sardas. Chapéu ou boné, camisetas de algodão e de cor clara e óculos escuros são altamente recomendados.


A escolha do horário para tomar sol também é importante: a exposição a ele deve ser evitada entre 10h e 16h, pois é o período do dia em que predomina a radiação ultravioleta B (UVB), responsável pelo desenvolvimento do câncer de pele. E a hidratação é outro ponto fundamental para enfrentar os dias quentes. É necessário beber mais que os dois litros habituais de água para sustentar as perdas de líquido causadas pelo calor.

 

Fotos: Reprodução


Os efeitos negativos do verão ainda são mais preocupantes com as crianças. Desidratação, diarreia, doenças de pele como a brotoeja, decorrente do suor, e micoses, devido à exposição mais frequente aos fungos, são frequentes. Para evitá-las, além dos cuidados já citados, que valem para todos, o ideal é consumir alimentos mais leves, como frutas e verduras.


O Dia

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.