18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
27/04/2017

Vereador Missionário André apresenta o projeto ‘Giulia: Mãos que falam’ para o prefeito de Manaus

Foto: Divulgação

Atualmente, existem mais de 80 mil pessoas com deficiências auditivas em Manaus

Na tarde de quarta-feira (26), o vereador Missionário André (PTC) reuniu com o prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, o vice-prefeito Marcos Rotta, primeira-dama Elizabeth Valeiko, e autoridades para apresentação da Indicação de nº 184 / 2017 relacionada ao Projeto ‘Giulia: Mãos que falam’, aplicativo que possibilita a comunicação entre surdos, e demonstração do mesmo, realizado pelo professor Manuel Cardoso, doutor em Ciências e idealizador do Software e o engenheiro Fabrício Oliveira.

 

Atualmente, existem mais de 80 mil pessoas com deficiências auditivas em Manaus, e pessoas que não sabem a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

O Giulia elimina as limitações de interação dos surdos e ouvintes, pois oferece acessibilidade por meio dos smartphones, que possuem sensores, que identificam os movimentos equivalentes aos sinais de libras, transformando-os em áudio e texto para os ouvintes que ao responder por meio da fala é transformado em língua de sinais para o surdo.

 

O parlamentar, autor da Indicação, está requerendo da Mesa Diretora que, além do aplicativo se tornar acessível, às pessoas surdas, tenha implantação de um QrCode (programa) que facilite o acesso a serviços, informativos e comunicados dentro de hospitais, escolas, teatros, museus, e demais locais públicos do município.O surdo irá ler, por meio do aplicativo no Giulia, o tal código em sua função de localizador e isso permitirá que ele tenha informações totalmente sinalizadas sobre o item onde o QrCode está contido.

 

Desta forma, vai facilitar o convívio e respeitar a inclusão na sociedade, haja visto que a maioria dos surdos encontram dificuldades de comunicação em órgãos, estabelecimentos, entre outros, o que os obrigam a andar sempre em grupos com um intérprete. Mas esse feito tem um custo e nem sempre podem pagar por um tempo hábil que atenda às suas necessidades.

 

“Esta indicação é de suma importância porque atende diversas necessidades. Por exemplo, ela propõe que se algo acontecer com o surdo que precisa ser atendido no Samu, os atendentes terão acesso às informações sobre ele porque haverá uma conexão entre o aplicativo e a plataforma do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Esse é apenas um dos benefícios” relatou o parlamentar.

 

O professor Manuel Cardoso, que também é diretor-presidente da MAP Technology, recebeu o prêmio de informática na Categoria Hardware e da Fundação Roberto Marinho em 97, é membro titular da Academia Nacional de Engenharia, vice-presidente do Instituto de Tecnologia José Rocha Sergio Cardoso e idealizador do aparelho eletrônico denominado “Mouse Ocular” iniciando no campo de tecnologia assistiva, onde atualmente se encontra o Giulia, fala da importância do envolvimento do parlamentar no projeto.

 

“Como cientista me sinto revigorado ao fazer a demonstração e ver o impacto que ela causa porque é notória a inclusão. Como cidadão, me sinto orgulhoso ao fazer essa parceria com o vereador Missionário André que acreditou desde o início, e luta incansavelmente conosco. O prefeito que se mostrou muito solicito com a Indicação e com a comunidade surda”, finalizou.

 

Rotta ficou impressionado com o projeto. “ Fico muito feliz com o invento, por ser uma inovação que pode melhorar, e muito, a vida dos deficientes auditivos. Diante do que nos foi exposto, o prefeito Artur já estuda a possibilidade de implementar o aplicativo no serviço público”. O prefeito destacou que o projeto vai revolucionar o convívio social dos surdos.

 

“O professor doutor Manuel Cardoso, responsável pela invenção do mouse óptico, me apresentou o projeto que irá revolucionar o convívio social dos surdos, totalmente desenvolvido na cidade de Manaus. Não tenho dúvida que mais do que facilitar a vida de quem sofre de surdez, esse aplicativo trará mais dignidade aos seus usuários”, disse.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.