28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Interior em Destaque
28/11/2015

Vereadores conseguem na Justiça ordem para CPI investigar padre petista que virou prefeito em Maués e o caos na saúde

Foto: Reprodução / Internet

Padre e prefeito Carlos Góes posa ao lado do seu padrinho político no PT, o ex-presidente Lula

Foi preciso a intervenção da Justiça para que os vereadores do município de Maués (a 276 quilômetros de Manaus) pudessem, enfim, investigar o prefeito, o padre petista Carlos Góes, e o abandono absoluto do sistema de saúde da população, como já denunciou o PORTAL DO ZACARIAS.


Como são minoria na oposição ao prefeito na Câmara de Maués, que tem 15 parlamentares, os vereadores Luizinho Canindé, Luiz Carlos Dinelli, Rodrigo Bentes, Luiz Rodolfo, Alesson Perrone e Martinéia Dinelli nunca conseguiam investigar nada porque a base aliada do padre Carlos não aprovava. Então, resolveram fazer aquilo que o cidadão espera de todo poder Legislativo, que é buscar todas as formas de fiscalizar o Executivo e evitar o desperdício do dinheiro público.


Foram ao Tribunal de Justiça do Amazonas pedir uma liminar que autorizasse a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar para onde estão indo os recursos da saúde do município, e tiveram parecer favorável. 


Saiba mais

12/09/2015

DENÚNCIA DO LEITOR! Paciente é transportado como gado e cidadão quer saber onde o padre Carlos, prefeito de Maués, enfiou R$ 6 milhões da Saúde

 

 

Vereador Luiz Dinelli vem lutando com poucos colegas para ver

instalada comissão de investigação do prefeito-padre (Reprodução)

 

 

Oposição fortalecida com ‘independentes’


O vereador Luiz Carlos Dinelli, do PSD e líder da oposição, disse que o grupo de seis vereadores ganhou a adesão de mais três colegas, que se diziam independentes em relação ao apoio ao prefeito. Deixam a base do prefeito a presidente da Câmara Municipal, Ana De'Carli e o vereador José Augusto, o Zé do Mixito, ambos do partido Rede, que se declaram agora independentes. Agora o padre vai ter de enfrentar uma oposição de nove parlamentares, contra os seus oito aliados. 


Assim, a partir desta terça-feira (1º), conforme prometeu a presidente da Càmara aos colegas, os vereadores vão iniciar a instalação do processo investigatório que pode resultar até na cassação do prefeito por improbidade administrativa e outros crimes. A presidente Ana De'Carli alegou que até sexta-feira ainda não tinha recebido a notificação do Tribunal de Justiça, embora já tivesse conhecimento da liminar. Então, fica tudo mesmo para depois da Festa do Guaraná, que está acontecendo neste final de semana no município.


A Justiça entendeu que a atitude da maioria dos vereadores de Maués em impedir a investigação dos atos do prefeito fere o princípio constitucional do exercício da atividade parlamentar e viola o direito e dever de fiscalizar o poder Executivo municipal.

 

 

Modo como são transportados pacientes na terra do padre

(Divulgação / Leitor)

 


Situação de total abandono


O vereador Luiz Carlos Dinelli, do PSD e líder da oposição, disse que o caos se instalou no sistema de saúde do município, com atraso do pagamento dos salários de profissionais, médicos deixando a cidade, falta de medicamentos e de material básico para funcionamento das unidades de saúde, entre outros problemas.


“Até o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) de Maués para novembro, um recurso de um milhão e duzentos mil reais, foi bloqueado. As ambulâncias estão quebradas e o prefeito não está preocupado”, disse o vereador.

 

(Reprodução / Internet)

 


De onde sairá o dinheiro para pagar Cláudia Leite?


Dinelli disse ao PORTAL DO ZACARIAS que é muito estranho que, em meio a essa situação de calamidade da saúde pública de Maués, o prefeito petista Carlos Góes esteja mais preocupado em contratar a artista nacional Cláudia Leite para show na Festa do Guaraná neste próximo final de semana.


O vereador disse que é suspeita por ser desconhecida de toda a sociedade de Maués a origem dos recursos para pagar o alto cachê da cantora. O Governo do Estado e fabricante de bebida, pelo que sabe Dinelli, não repassaram verba de patrocínio para tal gasto, fora de qualquer prioridade para a população.


Na quinta-feira o site oficial da prefeitura (http://maues.am.gov.br/portal/event/festa-do-guarana-2015/) estava fora do ar na parte da manhã e não foi possível obter maiores informações sobre a contratação do show.
 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.