18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
24/10/2016

Vídeo em 3D mostra como a famosa Pompeia era antes de ser destruída por vulcão; veja vídeo

Foto: Reprodução / Daily Mail

Os estudiosos puderam realizar a reconstrução detalhada de uma grande casa

Após a erupção vulcânica que destruiu Pompeia em 79 d.C., tem sido difícil imaginar como as casas eram em seu estado original. Mas com a tecnologia 3D, os pesquisadores conseguiram reconstruir uma casa inteira e apresentar em vídeo.

 
Cientistas da Universidade de Lund, na Suécia, têm trabalhado no projeto desde 2010, na esperança de documentar como era a área antes de ser atingida. O projeto inclui um avançado ramo da Arqueologia digital, com modelos 3D.

 

O distrito da cidade foi verificado durante o trabalho de campo em 2011 e 2012 e os primeiros modelos da cidade foram agora concluídos. Eles mostram como era a vida das pessoas antes da erupção do vulcão do Monte Vesúvio. Os estudiosos puderam realizar a reconstrução detalhada de uma grande casa, pertencente ao rico banqueiro, Caecilius Iucundus.
 


pompeia-reconstruida-em-3d

“Ao combinar novas tecnologias com métodos mais tradicionais, podemos descrever

Pompeia com mais detalhe e precisão”, disse o arqueólogo Nicoló Dell’Unto,

da Universidade de Lund.

 
Os pesquisadores descobriram superfícies de piso de 79 d.C. e realizaram estudos detalhados sobre o desenvolvimento da construção ao longo da História. Foram documentadas três grandes propriedades: uma taberna, uma lavandaria e uma padaria. Em um dos jardins, eles descobriram que algumas das torneiras da fonte estavam ligadas no momento da erupção.

 

Os pesquisadores também descobriram camadas completamente intocadas. Em uma loja, três janelas ficaram totalmente intactas.

 

pompeia-reconstruida-em-3d_02

Fotos: Reprodução / Daily Mail

 

Depois de estudar os sistemas de água e esgoto, eles foram capazes de interpretar as hierarquias sociais no momento, e ver como os retalhistas e os restaurantes eram dependentes de grandes famílias ricas de água. Além disso, descobriram que um aqueduto foi construído, permitindo que os residentes não dependessem de tanques profundos ou tanques de água da chuva coletada pelas grandes famílias ricas.

 

 

Fonte: Daily Mail / Jornal Ciência

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.