28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Manaus
01/03/2019

Visa Manaus realiza inspeção sanitária no Sambódromo durante o Carnaval

Foto: Divulgação

O trabalho segue até sábado, 2, quando as escolas do Grupo Especial encerram os desfiles oficiais

Com o objetivo de garantir segurança à saúde da população durante o desfile das escolas de samba do Carnaval 2019, a Vigilância Sanitária da Prefeitura de Manaus (Visa Manaus) deu início na noite desta quinta-feira, 28, à fiscalização das condições de estrutura e serviços oferecidos no Centro de Convenções (Sambódromo). O trabalho segue até sábado, 2, quando as escolas do Grupo Especial encerram os desfiles oficiais.


A diretora da Visa Manaus, Maria do Carmo Leão, informa que as equipes de fiscais estão seguindo o protocolo de inspeção que inclui a verificação das condições de preparo, transporte, acondicionamento e manipulação de alimentos comercializados no local. Eles também estão avaliando as instalações e o funcionamento dos banheiros disponíveis e a estratégia de pronto-atendimento à saúde oferecida ao público (postos de atendimento e ambulâncias).


“Os eventos recebem autorização prévia ao apresentarem os requisitos de segurança sanitária, mas mesmo assim são inspecionados para verificação do cumprimento das normas”, explica a diretora, ressaltando que a medida vale para todos os eventos de Carnaval e visa reduzir os riscos à saúde, como infecção por alimentos, acidentes evitáveis e falta de assistência médica.


Veja também

Delegacia do Idoso alerta sobre golpe na hora do saque em caixas eletrônicos após crescentes casos registrados no Estado


Segundo Maria do Carmo, durante as inspeções da Vigilância são cobrados, entre outros itens, o cuidado com a estrutura dos pontos de venda de comidas e bebidas (fiação elétrica, limpeza e organização) a adequação e limpeza de equipamentos e utensílios, as condições do alimento (higiene dos recipientes, manuseio e conservação correta), a higiene pessoal de quem manuseia os produtos alimentícios e o descarte adequado de resíduos.


Participam das inspeções noturnas 13 fiscais das gerências de Vigilância de Produtos, Vigilância de Serviços e Engenharia Sanitária, além de três técnicos do Laboratório de Vigilância Sanitária (Labvisa) e quatro motoristas.


As ações de monitoramento da Visa são feitas em conjunto com os demais órgãos fiscalizadores do Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC), que contam com uma sala de comando do Sistema no próprio sambódromo, com equipes de plantão.


Balanço

 

O fiscal Pedro Contente, que coordena as ações da Visa Manaus no Sambódromo, informou que na primeira noite de desfiles, na quinta-feira, 28, as equipes de inspeção avaliaram os estabelecimentos que estavam funcionando no local e recolheram 12 amostras de alimentos para análise laboratorial.


As coletas foram feitas no início e no final do evento e o objetivo da análise, de acordo com o fiscal, é monitorar a qualidade dos alimentos servidos, tornando possível o rastreamento na hipótese de haver algum episódio de contaminação.


Pedro informa que os fiscais também apreenderam e inutilizaram cinco quilos de salsicha e um quilo de maionese que não estavam em condições adequadas de conservação.

 

Fiscais estão avaliando as instalações e o funcionamento dos banheiros disponíveis e

a estratégia de pronto-atendimento à saúde oferecida ao público (Foto: Divulgação)


Quanto aos banheiros (quantidade e instalações) e à estrutura de assistência médica (um posto médico avançado e duas ambulâncias), os fiscais consideram os serviços satisfatórios no primeiro dia de desfiles.


As fiscalizações da Visa Manaus continuarão a ser feitas nos grandes eventos de rua que acontecem até o próximo final de semana. A estimativa da Visa é que mais de 400 eventos terão sido avaliados preventivamente ou inspecionados in loco até o final do Carnaval 2019.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Prévias

 

As atividades da Vigilância Sanitária municipal no Carnaval 2019 estão acontecendo desde o início de janeiro, com a avaliação dos requisitos de segurança para autorização dos eventos de carnaval de rua, emissão de Autorização Sanitária e fiscalização dos eventos.


Além disso, a Visa Manaus ofereceu capacitação em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, com o objetivo de minimizar o risco sanitário ao longo de todo o período carnavalesco. Foram oferecidas três turmas para coordenadores, fornecedores e manipuladores de alimentos, nos dias 20, 22 e 27 de fevereiro.


Os participantes foram orientados sobre as exigências sanitárias para o comércio ambulante de comidas e bebidas e sobre os demais itens cobrados pelos fiscais no momento da inspeção. “O trabalho da Vigilância começa na orientação e todos os esforços são feitos para que os prestadores sigam a legislação sanitária e ofereçam produtos e serviços de qualidade à população”, destaca a diretora Maria do Carmo Leão.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.