29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
13/02/2017

Visita técnica à RDS do Tupé identifica demandas e projetos a serem desenvolvidos nas comunidades

Foto: Arlesson Sicsú

Um dos locais visitados foi a Escola Municipal Canaã II

Duas das seis comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, gerida pela Prefeitura de Manaus, receberam, no sábado, 11, visita técnica comandada pelo secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antônio Nelson de Oliveira Junior.

 

A visita teve como finalidade identificar demandas dos moradores e acompanhar o andamento de projetos desenvolvidos na reserva por meio de parcerias público-privadas (PPPs) e cooperação internacional. A equipe esteve nas comunidades Julião e São João do Tupé.

 

Um dos locais visitados foi a Escola Municipal Canaã II, na comunidade Julião. A escola deverá receber um projeto com financiamento da empresa Faber Castell que prevê a construção de cantina e quadra coberta, a ampliação do número de salas de aula e a implantação de uma horta comunitária.

 


O secretário Antônio Nelson pode conferir o grau de organização da comunidade, vistoriando o funcionamento do poço artesiano construído na comunidade em 2014, por meio de convênio firmado com o Consulado Geral do Japão. Atualmente, o poço tem o uso compartilhado por grande parte dos moradores, que se encarregam das manutenções e distribuição. A expectativa é de que novos convênios com o Governo do Japão sejam firmados em benefício das demais comunidades.

 

A presidente da comunidade Julião, Raimunda Nonata Ferreira, explicou que o poço mudou a realidade dos moradores. "O poço trouxe melhorias importantes para a vida dos ribeirinhos. Temos agora água potável encanada chegando nas nossas casas", afirmou. Na comunidade São João, a equipe da Semmas visitou as barracas da Praia do Tupé, que aguardam revitalização, por meio de medidas compensatórias. Outro ponto visitado foi a área utilizada pelos índios da etnia Dessana, que vem sofrendo com o fenômeno das terras caídas. De acordo com a diretoria de Áreas Protegidas da Semmas, a Defesa Civil do Município já esteve no local e emitirá um laudo sobre a situação.

 

 

Com 11.973 hectares, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé fica localizada a 25 Km de Manaus. É formada por seis comunidades (Julião, Agrovila, Livramento, Tatu, Colônia Central e São João do Tupé). O secretário Antônio Nelson informou que, além das comunidades da RDS, estará visitando também todas as unidades de conservação e parques urbanos geridos pela Semmas. A visita foi acompanhada pela subsecretária Aldenira Queiroz e representantes das Diretorias de Áreas Protegidas (DEAPR), Tecnica-Operacional (DTO) e Administrativa e Financeira (DAF).

 

Fotos: Arlesson Sicsú

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.