20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Mulher
26/02/2019

Você consegue saber se está gordo ou só inchado? Desta maneira dá para descobrir

Foto: Reprodução

Quem sempre está de olho na balança já deve ter levado algum susto achando que engordou 1 kg de um dia pro outro. Mas a balança não consegue definir o que é gordura, o que é músculo e o que é água. Assim, é bem possível que se você tiver subido de peso bruscamente, seja apenas inchaço.


Como descobrir se está inchada?


De acordo com a Dra. Luciana Deister, para descobrir o inchaço do corpo, basta pressionar o tornozelo ou a canela por três segundos e observar a reação da pele: se houver um “afundamento”, há inchaço. E quanto mais tempo a pele demorar para retornar ao aspecto normal, maior é a retenção de líquido corporal.


O que causa a retenção de líquido corporal?

 

Veja também

 

Em busca de agravantes, polícia tenta descobrir o que levou estudante a espancar empresária

 

Reconstrução de rosto de mulher espancada na Barra vai durar seis meses, diz médico

 

Normalmente, a retenção hídrica não é algo grave, podendo ser fruto de alguns processos naturais do corpo ou de má alimentação. No entanto, pode ser preciso tomar remédios quando ela é causada por doenças renais ou cardíacas. Os fatores mais comuns para inchaço são:

 

TPM


Alimentação rica em açúcares, carboidratos, industrializados e sódio


Problemas circulatórios


Algumas hepatopatias ou problemas renais


Como melhorar a retenção de líquido?

 

 Foto: Reprodução

 

Fazer algumas mudanças de comportamento e de alimentação são essenciais para o melhor funcionamento do organismo como um todo, inclusive para desinchar. A médica indica alguns pontos a serem melhorados:

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Melhore a qualidade da sua alimentação: mais comida de verdade, ou seja, menos industrializados, menos sal e sódio, menos açúcares e carboidratos refinados.


Invista em chás com função diurética, como boldo, hibisco (exceto se você tiver pressão baixa ou estiver gestante) e verde.


Aumente a ingestão de água (não só em casos de retenção)


Faça exercícios físicos


Drenagem linfática também pode ser uma bela aliada.


Caso a retenção de líquido for algo constante e persistente mesmo adotando estes cuidados, consulte seu médico.


 

 
 
 
 
Visualizar esta foto no Instagram.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

???? Quem nunca subiu na balança e se descabelou achando que havia engordado 1kg (ou mais) em 24h, que atire a primeira pedra! ???? Mas calma! A balança tradicional não distingue o que é gordura, o que é músculo, o que é água... E existem fatores que podem aumentar a retenção de líquido pelo corpo, como por exemplo: ?? TPM ?? Alimentação rica em açúcares, carboidratos, industrializados e sódio ?? Problemas circulatórios ?? Algumas hepatopatias ou problemas renais ???? Ou seja, é bem provável que você tenha acumulado mais gordura nesse curtíssimo espaço de tempo, pois a lipogênese depende de uma rotina inadequada de má alimentação, sedentarismo, stress, sono precário, além de fatores genéticos. ???? Como identificar o inchaço? Basta pressionar o tornozelo ou a canela por três segundos e observar a reação da pele: se houver um “afundamento”, há inchaço. E quanto mais tempo a pele demorar para retornar ao aspecto normal, mais retida você está. ???? Como melhorar a retenção? ?? Melhore a qualidade da sua alimentação: mais #comidadeverdade, menos industrializados, menos sal/sódio, menos açúcares e carboidratos refinados. ?? Invista em chás com função diurética, como boldo, hibisco (exceto se você tiver pressão baixa ou estiver gestante) e verde. IMPORTANTE: estimular a diurese pode afetar a eficácia de anticoncepcionais orais, portanto, cuidados redobrados se estiver no período fértil! ?? Aumentar a ingestão de água (não só em casos de retenção, ok?) ?? Drenagem linfática também pode ser uma bela aliada! ???? Se a retenção persistir mesmo adotando estes cuidados, consulte seu médico. #ginecologiaintegrativa #ginecologia #saudedamulher #emagrecendo #emagrecimento

Uma publicação compartilhada por Luciana Deister (@dra.lucianadeister) em

 

Vix.com

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.