20 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
08/01/2018

Você tem arrepios ao escutar música? O seu cérebro pode ser diferente dos outros. VEJA

Foto: Reprodução

Esse tipo de sensação é sentida mais facilmente por pessoas sensíveis ou emotivas

Um estudante de doutorado, Mattew Sanchs, do Universidade do Sul da Califórnia, liderou um estudo que tinha por objetivo descobrir o porquê de alguma música em particular nos causar arrepios.

 

Algumas pessoas apresentam esta reação ao escutarem determinada canção, mas não são todas. Esse tipo de sensação é sentida mais facilmente por pessoas sensíveis ou emotivas.

 

Vinte jovens estavam envolvidos no experimento. Destes, 10 relataram sentir arrepios ao ouvir determinada canção. Analisando as imagens cerebrais de cada um dos participantes, ele descobriu algo realmente incrível. As pessoas que sentiram os arrepios têm diferenças na estrutura cerebral.

 

Veja também
 
Neymar disputa com CR7, Kane e outros cinco pelo posto de craque da rodada
 

Existe uma ligação incomum entre diferentes áreas do cérebro. O volume de fibras que ligam o córtex auditivo delas às áreas responsáveis pela percepção emocional é maior. Estas mesmas pessoas, apresentam maior empatia e facilidade de comunicar-se e socializar-se.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Um maior número de conexões neurais proporciona uma melhor troca de impulsos entre várias partes do cérebro humano. Como resultado, as emoções se tornam mais fortes e intensas.

 

Embora o estudo ainda não tenha grande reconhecimento ou influência, devido à restrição de sua aplicação, Sanshs continua nesta linha de pesquisa. Ele está focado nos estudos da influência da música no cérebro do ser humano.

 

Segundo ele, entender as respostas neurais e as percepções do som pelo cérebro, pode ajudar a diagnosticar e tratar diversos distúrbios de cunho psicológico.

 

As conclusões do estudo revelam também que pessoas mais sensíveis ao som são menos propensas a desenvolverem depressão. Isto porque elas teriam uma capacidade maior de desfrutar de coisas comuns e têm uma percepção mais sutil das situações.

 

Diante deste estudo, se você tem arrepios ao escutar determinada música, você tem um cérebro diferente de muitos outros. A sua percepção musical e sensibilidade ao som é muito maior.

 

E isto é devido ao maior volume de ligações entre diferentes parte de seu cérebro. O som é melhor percebido e é ligado a áreas de percepção emocional. 

 

Foto: Reprodução 

 

Virgulistas

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.