25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
08/08/2017

Você sabe por que agosto é conhecido como o mês do cachorro louco?

Foto: Reprodução

Apesar de ser algo sem muita explicação científica

Uma das crendices populares mais difundidas aqui no Brasil é a de que agosto é o mês do cachorro louco. Apesar de ser algo sem muita explicação científica, essa ideia se propaga ano após ano; mas, afinal, de onde vem essa história?

 

Muitos sites explicam que essa lenda começou porque o mês de agosto é aquele em que as cadelas mais entram no cio, deixando os machos eufóricos – ou “loucos”, como você preferir.

 

Por conta disso, principalmente entre os cães de rua, há um intenso coral de uivos e rituais de acasalamento, o que geraria muita briga.

 

Veja também 
 
Você sabia que esta 'fera' engole um homem? Fotos provam que é verdade. Veja!
 

Nessas pelejas, o vírus da raiva acaba se propagando com mais facilidade. Ele pode contaminar todos os tipos de mamíferos, inclusive os humanos, e são raríssimos os casos de cura – por isso a importância de vacinar seus os animais regularmente.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

O vírus se instala nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central, antes de se alastrar para as glândulas salivares, que são as responsáveis pela transmissão entre indivíduos.

 

Ao contrário do que se pensa, não são os cães os maiores portadores da doença, também conhecida como hidrofobia: na verdade, são os morcegos os mais contaminados, mas são os gatos e cachorros que mais transmitem ao homem devido ao convívio diário.

 

Os primeiros sintomas costumam aparecer em até 45 dias após o contágio e podem se manifestar através de confusão mental, alucinações, convulsões, salivação excessiva, agressividade e desorientação.

 

Nas ruas, cadelas no cio arrastam grandes matilhas e favorecerem

a contaminação pelo vírus da raiva

 

Voltando ao mês de agosto, a explicação bastante popular na internet é a de que condições climáticas favorecem o cio das fêmeas, mas essa informação não foi comprovada pelo Mega em nenhum periódico científico.

 

Em entrevista ao site Bem Paraná, Paulo Roberto Colnaghi, coordenador da Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba, garante que essa também é uma lenda.

 

“É uma coisa que pegou e com o passar dos anos vem se falado muito. Alguns dizem que é início da Segunda Guerra ou por conta de Hiroshima e Nagasaki, outros apontam que é em função de as fêmeas entrarem mais no cio, mas a gente discorda disso, é uma bobagem”, garante.

 

Bem, independente da veracidade da história, o ideal é deixar seus animais sempre com a vacinação em dia. Você pode procurar uma clínica perto de sua casa e ver as melhores recomendações veterinárias para seus bichinhos.

 

Afinal, ninguém quer perdê-los por descuido e nem colocar a própria vida em risco, não é mesmo? 

 

Salivação excessiva pode ser um indício de que seu cão (ou até seu gato)

está com raiva.( Fotos: Reprodução )

 

Mega Curioso 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.