18 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
20/02/2016

Wanderley Dallas diz que Marcos Rotta é “o nome mais forte do PMDB” para disputar a prefeitura de Manaus

Foto: Divulgação / Aleam

Deputado estadual Wanderley Dallas

De forma franca, o deputado estadual Wanderley Dallas abre o jogo ao PORTAL DO ZACARIAS e diz como será o PMDB na campanha eleitoral deste ano. Braga estará fora da disputa direta, mas o partido será forte e terá candidatos próprios em todo o Estado. Tudo será confirmado na reunião do próximo dia 26 com o presidente nacional do partido, Michel Temer, em Manaus. Confira a entrevista.


Por J Taketomi, editor de Política do PORTAL DO ZACARIAS

 

Portal do Zacarias – O senhor apoiou, na Assembleia Legislativa, decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) segundo a qual os partidos eleitorais que tiverem apenas direção provisória nos municípios não poderão apresentar candidatos próprios para as eleições municipais de 2016. O que significa essa decisão?


Deputado estadual Wanderley Dallas – O deputado Serafim Corrêa comentou esse assunto e criticou o TSE. Eu fui a tribuna e disse que o tribunal agiu certo. Neste momento, o TSE e o Supremo Tribunal Federal estão tomando decisões que buscam moralizar o País. O Supremo acertou quando decidiu que os réus condenados em segunda instância devem obrigatoriamente ir para a cadeia.Isso evitará a profusão de recursos e mais recursos e vai desafogar a Justiça. E o TSE acertou também quando decidiu que partido político, sem comissão executiva estadual eleita, não pode lançar candidatos em eleição municipal. Na prática, o partido que tiver apenas comissões provisórias em municípios como Iranduba e Ipixuna, por exemplo, não pode lançar ninguém para disputar eleições. Isso é um golpe no caciquismo e nas chamadas legendas de aluguéis que são capazes de negociar tudo por aí. Isso vai acabar com verdadeiras barbaridades. O TSE tem razão em atacar os caciques e acabar com a farra dos partidos de aluguéis.


Portal – A propósito das eleições municipais, não preocupa a situação do TRE-AM sem dinheiro sequer para fiscalizar a campanha municipal deste ano na Web, segundo declarações do próprio assessor jurídico do tribunal, Leland Barroso?


Dallas – O que acontece é que a própria evolução da Internet faz surgir coisas que o TSE não consegue acompanhar. Mas, eu acho que o TSE e os tribunais eleitorais regionais estão analisando isso tudo e estão cada vez mais fechando o cerco. Acredito que o TSE deve se esforçar para que as eleições se realizem dentro de critérios cada vez mais igualitários para todos.


Portal
– Alguns especialistas dizem que o processo biométrico, adotado agora, poderá atrasar e conturbar a votação no dia da eleição. O PMDB está avaliando as conseqüências disso?

 

“No próximo dia 26 o presidente nacional do nosso partido e vice-presidente da República,

Michel Temer, estará em Manaus para conversar exclusivamente com o pessoal do PMDB.

Ele virá exclusivamente como presidente nacional (...) e eu creio que a pauta conterá

a questão da candidatura própria do partido às eleições municipais”.


Dallas – O processo biométrico é uma realidade e o PMDB observa tudo com o maior interesse e deduz que haverá eleitores que nem vão votar em Manaus e em vários municípios do interior. Mas, todo sistema informatizado tem suas vantagens e seus defeitos e o PMDB entende que a biometria ajuda a fazer com que não existam eleitores fantasmas. Eu fui a Rio Preto da Eva recentemente, conversei com o atual prefeito e com um ex-prefeito e constatei que lá votavam muitos eleitores de Manaus. A biometria deu um freio nisso agora.


Portal – O PMDB terá candidato próprio na disputa eleitoral de Manaus este ano?


Dallas
- Eu acredito que o PMDB terá candidato próprio. No próximo dia 26 o presidente nacional do nosso partido e vice-presidente da República, Michel Temer, estará em Manaus para conversar exclusivamente com o pessoal do PMDB. Ressalto que ele virá exclusivamente como presidente nacional do partido, não virá como a segunda personalidade da República do País. Ele virá conversar com a gente e eu creio que a pauta conterá a questão da candidatura própria do partido às eleições municipais.


Portal
– A reeleição do deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ) no cargo de líder do seu partido na Câmara Federal foi boa para o PMDB do Amazonas?


Dallas
– Foi muito boa para o nosso partido, pois nós apoiamos o Picciani juntamente com o nosso deputado federal Marcos Rotta, que é vice-líder do PMDB na Câmara. Nós torcemos pelo Picciani e deu certo, ele venceu.

 

“Acho que o Braga não será candidato a prefeito. As pesquisas mostram um trabalho muito

bem feito pelo deputado federal Marcos Rotta, que é um nome muito fácil de levar ao povo.

Rotta foi meu parceiro em 2014, fizemos 120 caminhadas dentro de Manaus e em alguns

municípios. O nome dele era sempre bem aceito, Rotta é um nome muito popular"


Portal - Quem vai ser o candidato do PMDB em Manaus ? Será Eduardo Braga, Marcos Rotta ou Wanderley Dallas?


Dallas – Acho que o Braga não será candidato a prefeito. As pesquisas mostram aí um trabalho muito bem feito pelo deputado federal Marcos Rotta, que é um nome muito fácil de levar ao povo. Eu tive essa experiência quando da minha campanha para deputado estadual em 2014. O Rotta foi meu parceiro, fizemos 120 caminhadas dentro de Manaus e em alguns municípios. O nome dele era sempre bem aceito, eu senti isso, o Rotta é um nome muito popular, não tem rejeição, é uma pessoa amiga, um homem correto.


Portal
– Então, eleitoralmente falando, o Rotta é o nome mais forte dentro do PMDB?


Dallas – Eu acho que sim, o Rotta é o nome mais forte do PMDB, é um nome bom.


Portal – Como o PMDB vê a cidade de Manaus neste momento de crise financeira nacional, com reflexos negativos nas economias estaduais e num momento em que o governador José Melo e o prefeito Arthur Neto consagram uma parceria que executará um grande pacote de obras na cidade?


Dallas – A gente compreende as ligações políticas entre o governador José Melo e o prefeito Arthur. Agora, nós não sabemos o que o Arthur fez em Manaus. Ele não fez as creches que prometeu, o que ele fez foram as coisas que o Amazonino deixou engatilhadas. O que ele fez ultimamente foi mexer na Avenida Eduardo Ribeiro, mostrando os paralelepípedos, enquanto a Praça da Matriz está fechada há não sei quanto tempo. Ele devia liberar a Praça que é extremamente importante para a cidade de Manaus e está parada há muito tempo. O Arthur faz muita propaganda. Outro dia fui ver a triste situação das escolas municipais Maria Mattias, no São Geraldo, e Waldir Garcia, no Alvorada 2, que enfrentam problemas sérios. Então, eu acho que o PMDB, com uma candidatura própria, poderá corrigir isso e a população de Manaus saberá analisar isso no momento certo.


Portal – O PMDB pensa em realizar eventos para debater a cidade de Manaus?


Dallas - Na reunião que teremos com Michel Temer, dia 26, o deputado Marcos Rotta e o ministro Eduardo Braga estarão presentes e discutiremos a realização desses eventos para elaborarmos propostas sérias que possam atacar os problemas mais angustiantes da nossa cidade. O PMDB conhece Manaus e saberá ter criatividade para atacar seus problemas. Manaus hoje é administrada com muito mais dinheiro do que teve Amazonino, que era o prefeito anterior a Arthur. Logo o problema da cidade não é a falta de recursos, mas é a forma de administrar, é falta de gestão.

 

“O PMDB não tem cacique no Estado do Amazonas, é um partido democrático. Cada um de

nós tem um padrão de comportamento na Assembleia. Eu tenho um estilo, o deputado

Belarmino tem outro e o deputado Vicente outro. O Belão é um bom parceiro,

um amigo, e tenho saudades do tempo em que ele era presidente da Aleam”

 

Portal – Como será a campanha do PMDB no interior do Estado?


Dallas – O PMDB, que é o maior partido do País, pensa em lançar candidatos em todos os municípios brasileiros e no Amazonas não será diferente. Teremos candidatos a prefeituras e às câmaras de vereadores em todos os municípios amazonenses. E haverá surpresas no interior, pois estamos conversando com muita gente, aguardem que surpresas acontecerão. Eu particularmente vou trabalhar bastante no interior, sobretudo no Alto Solimões, vou trabalhar ativamente em 23 municípios em todo o Estado.


Portal – Como o senhor analisa os comportamentos dos seus companheiro na Assembleia Legislativa, os deputados Belarmino Lins e Vicente Lopes?


Dallas – O PMDB não tem cacique no Estado do Amazonas, o PMDB é um partido democrático. Cada um de nós tem um padrão de comportamento na Assembleia. Eu tenho um estilo, o deputado Belarmino tem outro e o deputado Vicente outro. Nós sabemos que o Belarmino tem os parceiros dele no interior, os quais ele tem que ajudar. O PMDB está coeso. O Belão tem uma maneira de trabalhar. Muitas pessoas me perguntam se ele vai sair, se ele não vai sair. Eu digo que a janela partidária foi aberta e só Deus e o próprio Belão sabem o que ele vai fazer. Tenho a reconhecer que o nosso Belão é um bom parceiro, um amigo, e tenho saudades do tempo em que ele era presidente da Assembleia Legislativa porque era um presidente que lutava pelos seus parceiros. Por isso nós temos saudade dele na presidência da Aleam. Então, o PMDB é um partido que tem divergências no Amazonas, como tem em outros Estados do Brasil. O partido é aquilo que o deputado Picciani falou logo após a sua vitória na Câmara Federal por sete votos: “Vamos unir todo mundo, nosso partido é um partido democrático”. O PMDB é isso no Amazonas.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.