Notícias

Compartilhar Imprimir

Política no Amazonas

08/02/2019

Wilker Barreto diz que Wilson Lima e Carlos Almeida agravavam a situação da saúde no Amazonas

Compartilhar:

Foto: Divulgação

Wilker Barreto critica governo de Wilson Lima por ter pago mais de vinte milhões a duas empresas enquanto a saúde está na ‘UTI’

“Eu não posso dizer que o governador Wilson Lima é o responsável pelo caos, mas posso afirmar que ele e o vice-governador agravaram a situação”. Esta foi a afirmação feita pelo deputado Wilker Barreto (PHS) na manhã desta quinta-feira (7), ao constatar através do Diário Oficial do Estado Amazonas que o Executivo cancelou 135 pregões no dia 7 de janeiro, sendo que desses um total de 70 eram referentes a saúde.

 

“A saúde precisa ter uma grande reformulação. O Governo está reinventado a administração moderna, pois no dia 7 de janeiro foram cancelados 135 pregões eletrônicos, desses 70 eram da área da saúde e cinco eram referentes a fios de sutura, algo que foi cobrado ontem (quarta-feira, 6) pelo cirurgião vascular Luís Cláudio Lima no plantão do Pronto-Socorro Platão Araújo (Zona Leste). No dia 29 do mesmo mês, o Governo realiza um ´desrevogamento´ (invalidação) e torna sem efeito os pregões”, disse Wilker.

 

 Veja também

'CORREIO DO ZACA': Wilson Lima desrespeita deputados e choraminga “judicialização da saúde” na Assembleia Legislativa

 

Ainda segundo o parlamentar, as ações errôneas e continuas em relação aos contratos da saúde configuram a falta de conhecimento da máquina pública. “Como é que você cancela pregão eletrônico, para depois revogar o Diário Oficial e, posteriormente, comprar direto. A vida não espera neste intervalo, pois são 22 dias do cancelamento até a invalidação. Isso é ato de quem desconhece o ordenamento da máquina pública, é o despreparo com a coisa pública”.

 

 Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.

 

Para Wilker Barreto, o caminho sugerido ao Governo é a reforma administrativa, juntamente com o enxugamento da máquina pública. “Eu fiz um apelo ao Governador. Faça um realinhamento, chame os fornecedores, explique a situação, assuma o compromisso de pagar em dia e peça a diminuição dos valores dos contratos. A diminuição do custeio é o caminho, enxugar a máquina e diminuir os cargos comissionados”.

 

FTI em Pauta

 

Na última terça-feira (5), o governador Wilson Lima comentou que pretende usar recursos do Fundo de Fomento ao Turismo, Infraestrutura, Serviço e Interiorização do Desenvolvimento do Amazonas (FTI) para pagar despesas da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam). Em seu discurso na Assembleia na manhã desta quinta-feira, o deputado Wilker foi categórico ao dizer que esta alternativa de remanejamento de recurso só será aceita por ele caso seja apresentada a reforma administrativa.

 

“Sou contra pegar o FTI sem o governador mostrar medida de austeridade. Quando você erra na compra de um carro, de uma geladeira, há a ponderação, mas de vidas não. Elas são ceifadas”, disse Barreto.

 

Denúncia – Interior

 

Em seu discurso no plenário, Wilker Barreto ainda fez questão de alertar o líder do Governo, Carlos Bessa e a presidente da Comissão de Saúde, deputada Mayara, da problemática vivenciada no interior do Amazonas. De acordo com o parlamentar humanista, as prefeituras dos interiores não estão conseguindo encaminhar doentes para os principais hospitais da Capital, mesmo com todo suporte dos municípios. “Quero aqui denunciar que as prefeituras dos interiores não estão conseguindo internar os pacientes com altas complexidades na cidade de Manaus. Tem irmãos nossos do interior morrendo, mesmo a prefeitura querendo pagar a UTI aérea. Não é omissão das prefeituras, como foi o caso de Santa Isabel do Rio Negro, que recebeu a resposta que o João Lúcio não tinha leito. É falta de opção”, frisou Barreto.

 

Para Wilker, sua contribuição como parlamentar na resolução da problemática da saúde foi sugerida e o parlamentar torce para que a mudança possa ser realizada o quanto antes. Além disso, fez questão de frisar que começará visitar os hospitais e verificar as demandas de perto. “Até agora o Governo não se posicionou. Quero saber se o Platão Araújo está reabastecido ou se o João Lúcio está redondo, ou se tem o mínimo para que as pessoas possam ser atendidas. E se isso não está ocorrendo, a sociedade está pagando uma conta alta. Eu preciso e quero tranquilizar o Amazonas”. 

Comentários

Chupa amazonas - 07/02/2019
Da outra vez aprendam a votar. Na frente das câmeras todo mundo é bonzão. Faz e faz. A realidade da vida é outra.
Francisco Chagas - 08/02/2019
Zacarias não votei no Wilson Lima, muito menis não tenho procuração dele, sou usuário há muito tempo do SUS e, i que você ou alguém perguntar a respeito do Sistema Único e a saúde pública em Manaus e no Amazonas conheço na palma da mão como diz o caboclo. Esta situação caótica é resultado da "escola política de Gilberto Mestranho " nessas quatro décadas. Nesta quinta-feira (07/02/19) após um ano e cinco meses, consegui levar os exames ao médico de Varise, digo um ano e cinco meses. Zacarias, é muito estranho o ex-presidente da câmara de Manaus, hoje deputado estadual Wilker Barreto questionar a saúde publiça do Estado, e, a saúde basica de Manaus, que tem à frente o prefeito Arthur Neto do PSDB, porque o então vereador nunça questionou? Zacarias esse exame que realizei da Varise foi pelo município, 1,5 ano pra realizar este simples exame. Estou acostumado ir à casinha de saúde aqui no Petropoles, nem curativo fazem, vez que não há materual. - o que eu digo provo. Rombos e mais Rombos, corrupção na saúde pública com milhões de desvios, como resolver um caos de quarenta anos em sessenta dias? Qual a mágica? É muito estranho um polirico passar vários anos calado, comendo abil, no piscar de olhos fazer oposição. Não, não é estranho é pensar que todos são tapados e cegos, e a saúde basica de responsabilidade do Municipio tal um verdadeiro caos e porque o deputado não fala? Zacarias, só tenho 64 anos, mas conheço a história política de Manaus e do Amazônas como poucos, oportunistas nunca faltaram e não faltará.
Michel Souza - 08/02/2019
A verdade tem que ser dita,e isso deputado não adianta dizer que está Tudo bem se a saúde do Amazonas se a fundando, guerreiro esse deputado.
TEIXEIRA - 08/02/2019
ESSE BOSTA NUNCA ME ENGANOU. NA VERDADE ISSO É BÍBLICO, O ÚNICO QUE TEM A SOLUÇÃO PARA TODOS OS PROBLEMAS O POVO NEM SE QUER LEMBRA DELE "DEUS"... O POVO PAGA PELA SUA PRÓPRIA BURRICE E IGNORÂNCIA E ENQUANTO VOTAR ATRAVÉS DE COMERCIAL TELEVISÍVEL E PROMESSAS ESTÚPIDAS VAI CONTINUAR PEGANDO PORRADA... QUERO AQUI INCLUSIVE DEIXAR UMA DICA. LEIAM MATEUS 6:6 ESPERO QUE MUITOS ENTENDAM A REAL VERDADE.

Deixe seu comentário

Nome:

Mensagem:

publicidade

Copyright © 2013 - 2019. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.