28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
01/03/2019

Wilker Barreto questiona o secretário de Saúde do Amazonas e afirma: 'A burocracia não pode ceifar vidas'

Foto: Divulgação

Principal incentivador da vinda do secretário até a Casa Legislativa, Wilker solicitou informações de Carlos Almeida a respeito dos números da saúde no Amazonas

Na primeira Audiência Pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na quinta-feira, 28, que contou com presença do secretário de Estado de Saúde (Susam) e governador em exercício, Carlos Almeida, o deputado estadual Wilker Barreto (PHS) fez um apelo ao gestor da pasta “para que não deixe a burocracia ceifar vidas”.


Principal incentivador da vinda do secretário até a Casa Legislativa, Wilker solicitou informações de Carlos Almeida a respeito dos números da saúde no Amazonas. Um dos principais questionamentos do parlamentar humanista foi quanto ao prazo para o reabastecimento dos remédios nas unidades de saúde, em que Almeida garantiu que todos os itens em falta serão reabastecidos em até seis meses.


“A burocracia não pode ceifar vidas. E quando o secretário fala em seis meses para normalizar os medicamentos aí fico preocupado. A informação que temos é que ainda faltam 80% de medicamentos na Cema (Central de Abastecimento do Amazonas). O que vejo é um pessoal muito burocrático e sem proatividade para salvar vidas”, revelou Wilker, que não teve resposta sobre o tempo de reabastecimento mínimo de estoques vitais.


Veja também

Deputados denunciam falta de transporte escolar no interior do Estado


Uma falha detectada pelo parlamentar foi quanto a transição governamental. De acordo com Wilker, a nova gestão da Susam não visitou os hospitais, o que agravou a falta de remédios nas unidades, uma vez que se a fiscalização tivesse sido feita, acredita-se que o estado de emergência ou o trabalho para sanar dívidas seriam priorizados. Além disso, Barreto ainda comentou sobre a dívida do Governo com a Fundação para o Remédio Popular (FURP), o que inviabiliza a compra de remédios por preços mais baixos e de forma mais rápida.


“A conclusão é que ninguém me desmentiu e que a nova gestão não foi in loco na transição. Não andaram nos hospitais, não verificaram os estoques, assumiram no escuro. Estão devendo R$ 220 mil e não liquidam a dívida para reabrir o crédito e salvar vidas. Eu fui aos hospitais, perguntei dos médicos e todos dizem que faltam os itens vitais. Isso mata. A vida é o maior bem que pode ter o cidadão”, lamentou.


CEMA


Durante a Audiência Pública, Wilker Barreto ainda solicitou ao secretário da Susam uma inspeção dos medicamentos para esta sexta-feira, 1. Ao concordar com o deputado, o titular da saúde afirmou que o diretor da Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA), Antônio Paiva, irá receber e dispor de todos os dados necessários ao humanista.


“Foi pedido pelo secretário que a visita fosse realizada somente depois do carnaval, mas questionei se as pessoas que estão doentes podem aguardar. Logo após, ele concordou com a visita e amanhã serei recebido pelo Paiva”, disse Wilker.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter


Desculpas


Um pedido de desculpas oficial foi pedido pelo titular da Susam, Carlos Almeida, ao deputado Wilker Barreto, em virtude do ocorrido no dia 23 de fevereiro, quando o parlamentar foi barrado no Hospital 28 de Agosto e não conseguiu verificar se os insumos vitais e essenciais estavam repostos.


“Eu lhe devo como secretário e vice-governador desculpas. Não autorizamos qualquer funcionário ou servidor a impedir o trabalho de fiscalização. Determinei a abertura de um procedimento disciplinar para identificar o responsável, agradeço seu empenho e da Assembleia Legislativa. Fica registrado nossa indignação e, na próxima situação que ocorrer, tomarei medidas enérgicas”, disse Almeida.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.