29 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
23/04/2019

Wilson Lima poderá ir ao Supremo Tribunal federal em defesa da Zona Franca, caso as ameças de Paulo Guedes se concretizem

Foto: Foto-montagem / Portal do Zacarias

Wilson Lima poderá recorrer ao STF caso as ameaças de Paulo Guedes contra a Zona Franca de Manaus se concretizem.

O governador do Estado do Amazonas Wilson Lima poderá chegar até o Supremo Tribunal Federal caso as ameaças lançadas pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, contra a Zona Franca de Manaus se concretizem.

 

Não é a primeira vez que o Governo Federal tenta inviabilizar o modelo de desenvolvimento regional criado pelos militares no ano de 1967 para preservar a floresta amazônica, reduzir as desigualdades regionais e assegurar a defesa nacional nas áreas de fronteiras.

 

Os maiores ataques ao parque industrial de Manaus ocorreram exatamente no período de Fernando Henrique Cardoso, cujo governo foi marcado pela influência dos Estados do Sul e do Sudeste em detrimento dos Estados mais pobres e distantes do poder central.

 

Agora, novamente, o projeto Zona Franca volta a sofrer ataque por parte do Governo Federal através do todo-poderoso ministro da Economia, Paulo Guedes, que insiste em querer dividir o Brasil entre ricos e pobres.

 

O enfrentamento e a defesa do modelo devem ser orientados pelo critério político, técnico e jurídico. Não adianta se provar a viabilidade do modelo se a classe política não reunir capacidade de articulação e prestígio junto ao poder central.

 

Por outro lado, não adianta reunir prestigio politico se o modelo for inviável dentro da proposta liberal do novo governo.

 

A Constituição Federal assegura a perenidade da Zona Franca, e o modelo é bom para o Amazonas e para o Brasil.

 

A visão do ministro Paulo Guedes de que o que é bom para o Brasil é ruim para o Amazonas e vice versa é preconceituosa, arrogante e deverá ser desmascarada de forma legal junto ao Supremo Tribunal Federal, se for o caso. (AZ) 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.