28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Coisas do outro mundo
04/12/2018

Zumbis medievais: corpos eram mutilados para evitar a volta de mortos-vivos

Foto: Reprodução

Eles já eram temidos na Era Medieval

Se você pensava que os zumbis eram um fenômeno da cultura pop, um conceito que surgiu recentemente, saiba que o medo aos mortos-vivos existe há muito, muito tempo.

 

Prova disso são as evidências encontradas por arqueólogos que indicam que os ingleses da Era Medieval tinham verdadeiro pavor dessas criaturas — tanto que eles se davam ao trabalho de cortar os corpos dos mortos em pedacinhos, quebrar seus ossos e queimar os esqueletos, tudo para garantir que eles não voltariam para assombrar os vivos!

 

De acordo com Maev Kennedy, do The Guardian, as evidências — da luta contra o possível apocalipse zumbi — foram descobertas depois de os arqueólogos avaliarem uma coleção de 137 fragmentos de ossos humanos.

 

Os itens foram identificados como sendo de 10 indivíduos diferentes (cinco homens adultos, duas mulheres e três crianças pequenas) com idades entre 2 e 50 anos.

 

Veja também 

Alienígenas podem ter enviado objeto interestelar para Terra, segundo pesquisadores de Harvard

 

Guerra contra os mortos-vivos


Segundo Maev, as ossadas foram encontradas há mais de 50 anos nas ruínas do antigo vilarejo de Wharram Percy, no condado de Yorkshire, na Inglaterra, e foram datadas entre os séculos 11 e 14. Depois de avaliar as marcas de queimadura presentes nos ossos e a forma como eles foram cortados, os cientistas concluíram que aquelas pessoas não haviam sido vítimas de um massacre ou canibalizadas.

 

Local onde o vilarejo de Wharram Percy se encontrava


Cadáveres com sinais de canibalismo já foram achados em outros sítios arqueológicos da Inglaterra — prática que não era incomum durante períodos de fome —, mas, nesses casos, os ossos geralmente mostram marcas de corte próximo às juntas. Os sinais observados agora são diferentes e parecem indicar que os corpos foram desmembrados após a morte.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Assim, a explicação mais plausível que os arqueólogos encontraram foi que os cadáveres foram mutilados propositalmente para evitar que eles levantassem de suas covas. Conforme disseram, se for esse o caso, as marcas encontradas nos ossos correspondem à primeira evidência arqueológica já descoberta na Inglaterra da luta contra os zumbis — ou, nas palavras dos pesquisadores, “da tentativa de evitar que os mortos voltassem para prejudicar ou ferir os vivos”.

 

Ilustração que mostra como era o vilarejo (Fotos: Reprodução)


Curiosamente, existem várias “receitinhas” da Era Medieval sobre como lidar com os mortos-vivos, como desenterrar os corpos, decepar suas cabeças e torriscar seus ossos. As pessoas da época acreditavam que esses pobres defuntos eram sujeitos amaldiçoados, ou que tinham sido malvados mesmo, e que eles ainda guardavam rancor pelos que continuavam vivos — e podiam voltar para espalhar doenças ou a morte. Sinistro, né?


Mega Curioso

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.