19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
30/07/2019

'E você acredita em Comissão da Verdade?', questiona Bolsonaro sobre crimes da ditadura

Foto: Adriano Machado / Reuters

Presidente voltou a contestar investigações de mortos e desaparecidos no regime militar

O presidente Jair Bolsonaro constetou, nesta terça-feira, o trabalho da Comissão Nacional da Verdade, que apura violações dos direitos humanos no período da ditadura militar.

 

Apesar de um registro secreto da Aeronáutica datado de 1978 sobre a prisão de Fernando Santa Cruz e um atestado de óbito aponta que ele foi morto 'pelo Estado brasileiro', ele insistiu que não existem documentos sobre a morte do pai do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz.

 

Ele afirmou que sua declaração dada no dia anterior, de que o então militante da Ação Popular foi morto por um "justiçamento da esquerda" , foi baseada em um sentimento.


Na saída do Palácio da Alvorada, Bolsonaro foi questionado sobre a fala dele sobre Santa Cruz ter sido morto por um "justiçamento da esquerda" contrariando os documentos da Comissão da Verdade. Ele interrompeu a pergunta feito pelo GLOBO para questionar:

 

Veja também 

 

Bolsonaro fala de Glenn Greenwald: 'Talvez pegue uma cana aqui no Brasil'

 

Reforma da Previdência: deputados votam hoje emendas e destaques


- E você acredita em Comissão da Verdade. Qual foi a composição da comissão da verdade? Foram sete pessoas indicadas por quem? Pela Dilma? - perguntou após se encontrar com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia.


Bolsonaro foi novamente interpelado com a informação de que existe um atestado de óbito que indica que Santa Cruz foi morto por forças do Estado.


- Você acredita em Comissão da Verdade? Você acredita no PT? Por que não começou com Celso Daniel? - disse o presidente, referindo-se ao prefeito de Santo André, assassinado em 2002.


A Comissão da Verdade, entretanto, foi instituída em 2011 para averiguar graves violações de direitos humanos ocorridas entre 18 de setembro de 1946 e 5 de outubro de 1988.


- Nós queremos desvendar crimes. A questão de 64 não existem documentos de matou, não matou, isso aí é balela - respondeu, sendo questionado se tem documentos que mostrem que o pai do presidente da OAB foi morto pela esquerda.


- Você quer documento para isso, meu Deus do céu. Documento é quando você casa, você se divorcia. Eles têm documentos dizendo o contrário? - disse.


Bolsonaro sinalizou que "quem sabe" possa constestar oficialmente as informações da Comissão da Verdade sobre Fernando, mas afirmou que não tem interesse de mexer no passado:


- Quem sabe, quem sabe a gente possa (contestar a CNV). Não é questionar. Se gastou R$ 5 bilhões, dinheiro público do povo que trabalha, para quem nunca trabalhou. Não pretendo mexer no passado, pretendo respeitar a lei da anistia de 79, esse é o meu sentimento, acho que tem que ser respeitado - respondeu.


O presidente afirmou ainda que o presidente da OAB pode ir ao Supremo Tribunal Federal (STF) para esclarecer suas declarações sobre a morte de seu pai. Ele afirmou que tudo que sabe sobre o fato foi dito nas declarações do dia anterior, quando disse que Fernando Santa Cruz foi morto por militantes de esquerda e não militares.- O que eu sei é o que falei para vocês. Não tem nada escrito que foi isso, foi aquilo. Meu sentimento era esse - afirmou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook e no Twitter.


Forças Armadas reconheceram crimes


Em setembro de 2014, em ofício encaminhado à CNV, as Forças Armadas reconheceram pela primeira vez a ocorrência de desaparecimentos e mortes durante a ditadura militar . O ministro da Defesa, Celso Amorim, no documento, afirma que o ordenamento jurídico reconheceu a responsabilidade do Estado 'pela morte e desaparecimento de pessoas durante o regime militar, bem como pelos atos de exceção praticados no período de 18 de setembro de 1946 a 05 de outubro de 1988'.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.