25 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Bizarro
11/08/2020

'Faço máscara facial com o sangue da minha menstruação e isso mudou a maneira de me enxergar'

Foto: Reprodução Internet

A jornalista Luisa Moraleida, de 25 anos, compartilha relato sobre sua máscara facial feita com sangue de menstruação

"Comecei a fazer minha prórpia máscara facial de sangue no ano passado, quando decidi entender mais a fundo sobre os arquétipos da mulher no ciclo menstrual de acordo com as fases da Lua. Neste caminho, percebi o quão desconectada estava do meu próprio sangue, e, por consequência de minha natureza. Apesar de me considerar uma pessoa que possui uma "relação saudável" com minha própria menstruação, ainda carregava muitos tabus, preconceitos e desinformação.

 

Hoje mesmo estava conversando com minha mãe sobre quando ela teve o primeiro contato com a noção de sangrar na infância. Ela tinha 11 anos e ouviu algumas meninas falando sobre isso na escola. Foi quando chegou em casa e perguntou para minha avó sobre como era a menstruação e ela curtamente respondeu: "só o tempo se encaberá de dizer". Minha mãe nunca mais se ficou à vontade de perguntar mais nada de relevante para a minha avó -- e isso durou até hoje. Moral da história: não falamos sobre sangue em casa. Nem na escola.

 

Veja também


Bianca Bin faz ritual com sangue de menstruação: 'Plante sua lua'

 

BBB:20: Manu Gavassi comemora menstruação após suspeita de gravidez

 

Máscara facial com sangue menstrual  (Foto: Reprodução / instagram)


Lembro de colocar o absorvente escondido no bolso da calça e ia correndo para o banheiro trocar, morrendo de vergonha de alguém me ver. Lembro também de uma amiga contar para o menino que eu ficava que eu estava menstruada e ele não quis encostar em mim nesse dia.

 

Fomos gradualmente sendo alienadas de que nosso sangue é sujo, pecaminoso, asqueroso, feio, vergonhoso -- imagina a ideia de passar pelo menos 30 anos de vida todos os meses odiando algo que sai de dentro de você? Muitas vezes perdemos sua percepção, textura, cor, intensidade, densidade, cheiro e o tempo de duração das fases.

 

E se pararmos para pensar isso tudo deveria ser óbvio, pois menstruar é cíclico. Porém, por questões culturais e sociais sofremos um afastamento involuntário de nossa potência íntima. Eu já sabia de algumas conhecidas que faziam a máscara facial de sangue, e sempre acabava vindo à minha mente discursos como "existem cremes específicos para tratar a pele, para que isso?" ou "como se passar sangue no rosto fosse te libertar das amarras sociais de ser mulher". Até que conheci mulheres que trabalham com terapia menstrual e ginecologia natural, que estudam preceitos ancestrais de bruxaria e outros saberes uterinos.

 

Normalmente aplico a máscara de sangue de uma a três vezes durante o ciclo. O sangue pode ser coletado diretamente do copo coletor ou no absorvente de pano. Geralmente eu o diluo em água filtrada + soro fisiológico ou até misturo com argila. E, ao contrário do que muita gente pensa, não tem cheiro ruim, somente cheiro de ferro, como todo sangue (contando que você tem uma alimentação equilibrada). Costumo aplicá-lo com as pontas dos dedos ou com uma espátula de madeira.

 

 

 

Apesar de sua eficácia não ser comprovada cientificamente -- entre seus benefícios posso citar a hidratação e até mesmo o rejuvenescimento da minha pele -- o sangue menstrual é rico em vitaminas, minerais e outros nutrientes que foram descamados do nosso próprio corpo, e isso já é um baita benefício para mim.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp

 

Nossa existência é pautada além da ciência, portanto, gosto de pensar em mim mesma como minha própria referência do que funciona. Por isso, pode dizer que sangue menstrual é nojento e faz mal pra pele. Eu agradecerei sua sugestão, mas continuarei fazendo porque faz sentido para mim. Com certeza o maior benefício, no fim das contas, é trilhar um caminho de volta a mim mesma, curando minha criança ferida, minha mãe, minha avó e toda minha ancestralidade desconexa do verdadeiro ser, que é um ser divino. Um ser que sangra!"

 

 

Fotos: Reprodução / Instagram

 

Revista Glamour

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.