19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Internacional
09/02/2020

'Indústria americana' leva o Oscar de melhor documentário e derrota 'Democracia em vertigem'

Foto: Reprodução

Produzido pelo casal Obama, filme vencedor mostra os contrastes entre a cultura americana e chinesa durante a abertura de uma fábrica em Ohio, nos EUA.

"Indústria americana" ganhou o Oscar de Melhor Documentário neste domingo. "Democracia em vertigem", da diretora brasileira Petra Costa, era um dos indicados na categoria.

 

Produzido pelo casal Obama, "Indústria americana" mostra os contrastes entre a cultura americana e chinesa durante a abertura de uma fábrica em Ohio, nos Estados Unidos.

 

O casal americano Steven Bognar e Julia Reichert, já indicado ao Oscar, era o favorito na categoria.

 

Veja também

 

Democratas vão às urnas nos EUA para definir qual esquerda enfrentará Trump

 

Impeachment de Trump: veto a novas testemunhas abre caminho para absolvição

No agradecimento, Reichert citou a frase "Workers of the world, unite!" ("trabalhadores do mundo, uni-vos"), um dos trechos mais famosos do "Manifesto comunista", de Karl Marx e Friedrich Engels (1848). 

 

"Democracia em Vertigem" era considerado azarão. Na visão pessoal da diretora Petra Costa, o filme narra o processo de impeachment de Dilma e a crise política no Brasil.

 

A cineasta mineira de 36 anos já havia chamado a atenção com filmes premiados: "Elena", de 2012 e "Olmo e a gaivota", de 2014.

 

Mais um quase do Brasil

 

ficialmente, o Brasil nunca ganhou o Oscar. O país já foi quatro vezes indicado ao Oscar de Melhor Filme em Língua estrangeira ("Central do Brasil", "O pagador de promessas", "O quatrilho" e "O que é isso, companheiro?") e uma vez a melhor animação ("O menino e o mundo").

 

Já teve Brasil também em Melhor Curta ("Uma história de futebol"), Documentário ("Raoni", "Lixo extraordinário" e "O Sal da Terra") e canção original ("Real in Rio", de Carlinhos Brown e Sérgio Mendes). "Cidade de Deus" teve quatro indicações, mas não levou.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

"Orfeu Negro" venceu o Oscar de Filme Estrangeiro em 1950, mas foi inscrito pela França. Artista e figurinista, a australiana Luciana Arrighi nasceu no Rio, onde viveu até os dois anos. Ela venceu em 1993 com o prêmio de Melhor Direção de Arte por "Retorno a Howards End".

 

G1

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.