19 de Abril de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política
01/10/2019

'Interesse na Amazônia não é no índio nem na porra da árvore, é no minério', diz Bolsonaro

Foto: Isac Nóbrega

Bolsonaro durante encontro no Palácio do Planalto, com grupo de Garimpeiros

 O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta terça-feira que "o interesse na Amazônia não é no índio nem na porra da árvore, é no minério".

 

A afirmação ocorreu em discurso a garimpeiros de Serra Pelada (PA) em frente ao Palácio do Planalto, após Bolsonaro receber representantes do grupo.


O presidente afirmou que irá divulgar um vídeo sobre a exploração do grafeno que, ajudaria a "abrir a cabeça da população", e voltou a criticar o líder indígena Raoni Metuktire , dizendo que ele não fala pelos índios.

 

Veja também

 

Bolsonaro confirma viagem ao Japão em outubro para entronização de imperador

 

Eleições 2020: Haddad lidera em São Paulo; sem ele, Datena e Russomano comandam

 

 

— Esse vídeo é muito bom para abrir a cabeça da população de que o interesse na Amazônia não é no índio nem na porra da árvore, é no minério. E o Raoni fala pela aldeia dele, fala como cidadão, não fala pelos índios, não. É outro que vive tomando champanhe e em outros países por aí — disse o presidente.

 

Os garimpeiros pedem uma "administração militar" da área. Eles fazem parte da Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada (Coomigasp).

 

Bolsonaro afirmou que enviará as Forças Armadas se houver amparo na lei. Ele disse que a situação será tratada pelo ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, e afirmou que quer dar uma resposta ainda nesta terça.

 

— Se tiver amparo legal, eu boto as Forças Armadas lá. Se tiver amparo legal, não vou prometer para vocês o que não posso fazer. Se tiver amparo legal, eu boto as Forças Armadas lá, a gente resolve esse problema aí.

 

Empresas estrangeiras, 'pelo que parece', pagam propina


O presidente afirmou que, "pelo que parece", empresas estrangeiras pagam propina para não terem crimes ambientais divulgados, mas não especificou a quais companhias estava se referindo.

 

— O mundo, muitas vezes, (fica) criticando o garimpeiro. Agora, a covardia que fazem com o meio ambiente, empresas de vários países do mundo fazem aqui dentro do Brasil, ninguém toca no assunto porque a propina, pelo que parece, pelo que parece, corre solta, pelo que parece.

 

Bolsonaro também disse que a mineradora Vale cometeu um "crime" na década de 1990, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

 

— Esse é um país que é roubado há 500 anos. A gente conhece o potencial mineral do Brasil. Eu sei como a Vale do Rio Doce abocanhou, no governo FHC, o direito mineral no Brasil. O crime que aconteceu.

 

Em nota, a Vale informou que não tem atividades em Serra Pelada nem qualquer operação de mineração subterrânea no Pará.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp.

 

" A empresa cedeu a área de jazida à Coomigasp (Cooperativa de Mineração dos Garimpeiros de Serra Pelada) em março de 2007. A empresa mantém no município de Curionópolis apenas a unidade Serra Leste, de exploração exclusiva de minério de ferro.", diz o texto.

 

O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.