28 de Marco de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Carnaval 2020
18/02/2020

'Musa é só título', carnaval é mais que isso: 'Múltiplo e democrático', diz Monique Alfradique. VEJA FOTOS

Foto: Reprodução

Livre e avessa a rótulos, mas musa, sim senhor, a atriz, em seu sétimo ano na Grande Rio, fala do enredo deste ano, do amor ao carnaval, e no mood da época, e aproveita para se imaginar na pele de uma super heroína:

 

"Se a fantasia acompanhasse os poderes, eu escolheria a Capitã Marvel, uma mulher forte e poderosa, capaz de extinguir os males que assolam a humanidade e ainda por cima dá um baile nos homens que não respeitam as mulheres”

 

Musa da Acadêmicos da Grande Rio, pelo sétimo ano consecutivo, Monique Alfradique, esteve linda e cheia de samba no pé no último ensaio da escola de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, esta semana.

 

Veja também

 

Monique Alfradique mostra boa forma ensaio em oficina mecânica

 

Monique Alfradique conta que escreve diários das suas personagens e lembra os tempos de paquita

 

Em entrevista exclusiva, a atriz, conta que a relação dela com o samba e com a verde, branca e vermelha, é para lá de afetiva. “É uma história de anos e repleta de amor, respeito e gratidão. Tenho orgulho de fazer parte da família Grande Rio uma escola formada por pessoas batalhadoras, profissionais e que sempre me enchem de amor e boas energias”, se declara.

 

Com enredo “Tata Londirá: O canto do caboclo no Quilombo de Caxias”, que vai contar a história do pai de santo mais famoso de Duque de Caxias, Joãozinho da Gomeia, a escola vai colocar a intolerância religiosa no centro do debate ao longo do desfile na Marquês de Sapucaí.

 

E o que ser musa da escola significa? “Acho que estamos todos lá para somar, compartilhar energia do bem, alegria e vestir a “camisa” da escola não me apego ao título. E o samba enredo deste ano aborda o candomblé e a questão social importante, que é a intolerância religiosa.

 

Vivemos em um mundo plural, as pessoas têm crenças e interesses diferentes e somente com o respeito pela opinião e posicionamento do outro podemos ter uma convivência saudável”, destaca.

 

 

Qual é a sua preparação para estar bem no grande dia? “Costumo me alimentar melhor, de forma mais saudável e equilibrada para dar conta da maratona (risos). Além de fazer aulas de samba e intensificar a malhação”, revela.

 

“Me exercito pelo menos quatro vezes na semana, alternando entre musculação e aeróbico para resistência na avenida. Eu como bem, de forma saudável, o que tenho feito é aumentado os cuidados em ingerir alimentos que me deem mais disposição e vitaminas”.

 

 

Ela revela que a comunidade a recebe com muito amor e que faz questão, de sempre que pode, estar nos ensaios da agremiação. O que tem a dizer para as pessoas que ainda têm algum preconceito com uma loura, de olho azul, no samba? “Que preconceito nunca é legal, seja da forma que for”.

 

E para os que acham que as “musas” só deveriam ser da comunidade? “Musa é só um título, o carnaval é mais que isso, é múltiplo, é cultural e pertence a todos, e deve ser sempre democrático”.

 

Para você, quem são “as musas das musas” de todos os carnavais? “Difícil escolher uma, são tantas. São as porta-bandeiras, as baianas com suas performances encantadoras e sincronizadas, a mulher batalhadora que existe por trás de cada uma de nós e que no carnaval se permite ser feliz e se vestir do jeito que ela quiser”.

 

 

Na melhor vibe “minha carne é de carnaval, o meu coração é igual”, trecho da letra eternizada pelos Novos Baianos, a atriz, nascida em Niterói, há 33 anos, lembra que a folia sempre esteve misturada à sua vida.

 

“Sou de uma família que adora carnaval. Desde pequena, minha mãe me levava aos bailes infantis, brincava, jogava serpentina, espuma, dançava e era uma alegria escolher a fantasia que iria usar que muitas vezes minha avó Gessy, que é costureira, fazia para mim”, conta. “Cada ano era uma odalisca, havaiana, baianinha, até de vampira Natasha (personagem de Claudia Ohana na novela “Vamp”) me fantasiei! ”, recorda, com alegria.

 

Para quem é musa, um evento só é pouco. Tanto, que Monique espalhou sua “musice” também no Bloco da Favorita, em São Paulo, ontem, e no Bloco das Poderosas, da Anitta, dia 29, aqui, no Rio de Janeiro. E como vai dar conta? “Haja disposição, não é mesmo? ”, diverte-se, e diz que também pretende ficar juntinho do namorado, o empresário baiano Gabriel Drummond.

 

 

O que pode adiantar das produções? “As duas dos blocos têm brilho, têm franjas. A da escola tem uma menção importante ao enredo e ao candomblé, o nome da fantasia é “Cores da Noite” interpreto uma entidade de mulheres ativas, fortes e independentes. O Bruno Cesar é quem está assinando e está ficando incrível”.

 

E se tivesse que vestir para sempre uma fantasia de super heroína, qual seria? “Difícil dizer, mas se a fantasia acompanhasse os poderes da super heroína, eu escolheria a Capitã Marvel, uma mulher forte e poderosa, capaz de extinguir os males que assolam a humanidade e ainda por cima dá um baile nos homens que não respeitam as mulheres”, diz Monique, arrasando na resposta.

 

 

Ela é fã da alegria, da fantasia e do lúdico. Mas também do trabalho, de criar e de produzir. Gravando a quarta temporada de “A Vila”, do Multishow, também está em cartaz com o monólogo “Como Ter uma Vida Quase Normal“, em São Paulo.

 

“Tem sido uma correria fazer tanta coisa ao mesmo tempo, mas eu amo esse movimento, amo o que eu faço. Principalmente, por seu meu primeiro monólogo e também pela primeira vez produzindo. Pretendemos levar a peça para o Rio, em breve”, diz, a atriz, sobre o espetáculo em que colocou dinheiro do próprio bolso. “Quero continuar produzindo. Precisamos correr atrás e fazer acontecer para a cultura e a arte”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatsApp.

 

 

Fotos: Reprodução

 

IG

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.